guiaderodas

O guiaderodas é um aplicativo que permite a qualquer um de nós, em apenas 30 segundos, classificar a acessibilidade dos mais diversos estabelecimentos.

Restaurantes, hotéis, parques, lojas, bares, teatros, cinemas, shows, baladas, shoppings, etc, podem ser avaliados de forma a facilitar a vida de muitas pessoas com dificuldades de locomoção. Devemos pensar aqui não só nos cadeirantes e pessoas com algum tipo de limitação física funcional – limitação que pode até ser provisória como uma perna quebrada, por exemplo;  mas também em idosos e até pais com filhos em carrinhos. É preciso mudar o conceito que muitas pessoas têm sobre Acessibilidade. Um dia, em qualquer momento da vida, todos nós precisaremos de instalações acessíveis, seja por limitação provisória ou permanente.

Guia de Rodas1 - guiaderodas

O guiaderodas é um app colaborativo de utilidade pública que surgiu, como tantos outros, a partir de uma necessidade. Foi assim que esse que vos escreve ficou sabendo da história, recebi um email que dizia:

“Bom dia Ale, tudo bem?

Meu nome é Bruno Mahfuz, tenho 32 anos, moro em São Paulo, sou cadeirante há 15 anos e tenho uma tremenda dificuldade de sair de casa, pois muitos destinos que eu pretendo visitar não tem condições básicas de acessibilidade. Essa minha vivência me estimulou a lançar no mês passado o guiaderodas.

O guiaderodas é um guia colaborativo, em forma de aplicativo, para avaliar e consultar a acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção nos mais diversos estabelecimentos.

Através de uma abordagem jovem e alegre e de uma avaliação funcional extremamente simplificada (demora cerca de 30 segundos!), pretendemos engajar a sociedade nessa causa e assim ajudar milhões de pessoas a ter uma vida mais autônoma e inclusiva. Qualquer tipo de estabelecimento comercial pode ser avaliado” me escreveu o Bruno.

Guia de Rodas2 - guiaderodas

Como em países livres temos todos o direito de ir e vir, o guiaderodas é mais do que bem-vindo! Além de conscientizar, sensibilizar e engajar a sociedade na questão da acessibilidade, também serve para reconhecer e divulgar os estabelecimentos que primam por ela.

Para baixar o aplicativo disponível para iOS e Android acesse o site do guiaderodas .

Alessander Guerra

Envie uma mensagem