>Instituto Maniva e a Mandioca

>

Maniva13 thumb%5B1%5D - >Instituto Maniva e a Mandioca chef Teresa Corção e Seu Bené (no vídeo)

A chef Teresa Corção (restaurante O Navegador – RJ) entrou no palco do congresso Mesa Tendências dizendo: “O que falar de um alimento ancestral que está a 5 mil anos entre nós e foi base da alimentação indígena?” Um dia o escritor Câmara Cascudo já chamou a mandioca de Rainha do Brasil, por isso o título de sua palestra: Rainha Raiz – mandioca, o alimento ancestral do Brasil. Inclusive hoje, sem percebermos a mandioca continua reinando em diversos preparos cotidianos.

Maniva7 thumb%5B1%5D - >Instituto Maniva e a Mandioca Resolveu então nos mostrar em vídeo a história do Seu Bené que produz Farinha de Mandioca lá em Bragança – Pará. A platéia ficou emocionada com a história desse pequeno produtor que tem orgulho do seu trabalho, de onde tira o sustento da família. Seu Bené e sua esposa agora já capacitam a comunidade da região para dar conta da demanda.

Maniva4 thumb%5B1%5D - >Instituto Maniva e a Mandioca

Complementando o vídeo, eis que surge o Seu Bené, aplaudido de pé pelo seu trabalho, inclusive pelo grande Carlo Petrini (presidente do Slow Food) que estava na primeira fila da platéia.

Maniva thumb%5B1%5D - >Instituto Maniva e a MandiocaEssa mudança na vida do Seu Bené e da comunidade de Bragança (PA), foi graças ao apoio do Instituto Maniva, coordenado pela Teresa e que apóia pequenos produtores, incentivando a produção e abrindo caminhos no mercado consumidor. 

Maniva14 thumb%5B1%5D - >Instituto Maniva e a Mandioca Seu Bené fazendo um paneiro ao vivo

Vale à pena visitar o site do Instituto Maniva e conhecer outros projetos como: as oficinas de goma e tapioca em escolas públicas.

Parabéns Teresa Corção pelo grande trabalho que a um só tempo resgata a cultura, preserva a herança alimentar e gera renda!

Paneiro thumb%5B2%5D - >Instituto Maniva e a Mandioca aqui está o meu Paneiro (aqui feito com folhas e fibras da bananeira) que comprei do Seu Bené

Paneiro%20com%20a%20Farinha%20de%20Mandioca thumb%5B1%5D - >Instituto Maniva e a Mandioca

recheado com essa farinha de mandioca, que é uma delícia!

O congresso Mesa Tendências, evento que faz parte da Semana Mesa SP organizadas pela revista Prazeres da Mesa e o Senac de São Paulo, que teve como tema desse ano a Sustentabilidade.

Alessander Guerra

Um Comentário

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*