Massa especial com cogumelos

Floresta Trafilati - Lenz - M

A chef Eliana Lenz já está com suas criações de Natal e Ano Novo prontas para receber os clientes no seu restaurante em Campos do Jordão, o Lenz Gourmet. A receita de massa especial com cogumelos que vamos publicar é um dos pratos da chef especiais para as comemorações, chamado no cardápio da casa de Floresta Trafilati com Shimeji.

Claro que essa massa especial com cogumelos é uma boa opção de massa vegetariana para fazer em qualquer data. Além do sabor delicioso dos cogumelos e do recheio de ricota com espinafre, a apresentação do prato em forma de “floresta” faz toda a diferença para quem começa uma refeição comendo com os olhos.

O  Espaço LenzGourmet   fica numa ampla área verde, que oferece atividades ao ar livre para a família inteira:  trilha, mirante, cachoeira, mini zoo e espaço kids com atividades monitoradas. Um lugar bem bacana para passar algumas horas do dia. Completando o passeio, a dica é almoçar no LenzGourmet, saboroso restaurante de comida alemã comandado pela chef Eliana Lenz. Há ainda por lá o mercado, onde é possível comprar pra viagem, geléias, chutneys, bolos e doces criados pela chef.

Coroa Doce de Natal_foto Kadu Schiavo

Os produtos também são vendidos para todo o Brasil pelo site. Nas boas dicas para o fim de ano, uma coroa doce típica de Natal para alegrar a mesa e um especial bolo de frutas Lenz Cake, apresentado em lata ou em caixa de madeira. Para transporte ambos são colocados em embalagem de papelão, amortecidos por verdes naturais de pinheiros da Mantiqueira.

O restaurante LenzGourmet oferece opções de pratos a cada dia e ainda sanduíches e waffles – com molhos salgados e doces. No almoço de fim de semana,  de entrada são sugeridas duas sopas, uma sempre vegetariana, acompanhadas de manteigas e pães artesanais feitos na casa,  além de pratos principais à la carte e  sobremesas de um tentador buffet com várias opções.  Entre as novidades de fim de ano, a chef Eliana Lenz preparou: Raviolone Natalino – massa vermelha (de beterraba) recheada de amora e cream cheese e massa verde (de espinafre) recheada de damasco e cream cheese, regadas ao creme de especiarias e cebolas caramelizadas. Tender no capim limão – ao molho de frutas vermelhas, acompanhado de purê  e palha de alho porró. Sauerbraten (especialidade alemã) – carne assada ao molho de vinho tinto, biscoito Lebkuchen (uma espécie de pão de mel), especiarias e uva passa, entre outros ingredientes. Confit de pato, com mix de cogumelos e arroz preto. Bacalhau confitado no azeite cítrico, acompanhado de cebolas e batatas assadas. Para a sobremesa: Bolo de castanhas da Mantiqueira (castanha portuguesa produzida em Campos do Jordão) com molho de framboesa. Vale a visita!

Bolo de castanha da Mantiqueira com molho de amoras. LenzGourmet

 

Serviço

Estrada Paulo Costa Lenz Cesar, 2150
Gavião Gonzaga – Campos do Jordão, SP
tel: (12) 3662.1077 e 3662.1421
Site: www.lenz.com.br

Google Maps

Floresta Trafilati - Lenz - M

Floresta Trafilati com Shimeji

Eliana Lenz – LenzGourmet, Campos do Jordão, SP

2 porções

16 unidades (140g) massa grande (formato Paccheri Rigati)*

16 unidades (60g) massa pequena (formato Paccheri Rigati)*

*essa massa seca tem o formato de tubetes, com tamanhos grande e médio, com pequenas ranhuras no lado externo (rigati). Usamos uma massa comprada em supermercado, Paccheri Rigati – Trafilati al Bronzo. Pode ser substituída por outra, semelhante, no mesmo formato.

220 g folhas de espinafre crua, picadas

320 g ricota fresca

1 cebola

1 1/2 C sopa manteiga

½ c chá noz moscada ralada

a gosto sal

100 g shimeji limpo

100 g champignon fresco, sem o caule, fatiado grosso

1 C sopa manteiga clarificada e/ou azeite

raminho salsinha fresca

4 tomatinhos cereja

 

Modo de preparo

Cozinhar as massas em água salgada, por 16 minutos, al dente. Reservar.

Picar a cebola e refogar na manteiga até dourar.

Acrescentar o espinafre, cozinhar por 3 minutos e desligar o fogo.

Amassar a ricota com garfo e misturar ao espinafre.

Rechear os tubinhos de massa pré-cozida.

Intercalar as duas massas recheadas num refratário pequeno (13 cm diâmetro) com os cogumelos, formando uma “floresta”. Pincelar com azeite e/ou manteiga clarificada.

Levar ao forno 180ºC por 10 minutos.

Guarnecer com salsinha fresca (folhas inteiras) e tomatinho cereja.

Servir imediatamente com queijo parmesão (ralado grosso), à parte.

Alessander Guerra

Envie uma mensagem