Minidicionário de enologia em seis idiomas

MiniEno 1Ed 300dpi 727x1024 - Minidicionário de enologia em seis idiomas

O Minidicionário de Enologia em seis idiomas da autora Roberta Malta Saldanha, acaba de ser lançado pela Editora Senac Rio de Janeiro.

Interessante para todos os curiosos pelo mundo do vinho, o dicionário traz mais de 700 termos enológicos, listados de A a Z, com explicação em português e tradução dos termos para o inglês, espanhol, francês, italiano e alemão. Exemplificando:

Uva tinta: Fruto da videira que pode ter cor azulada, vermelha, arroxeada ou quase negra. As principais variedades tintas da Vitis Vinifera são: Barbera, Bonarda, Cabernet Franc, Cabernet Sauvignon, Canaiolo, Carignan, Carmenère, Gamay, Grenache, Grignolino, Lambrusco, Malbec, Merlot, Nebbiolo, Petit Verdot, Petite Syrah, Pinot Noir, Pinotage, Sangiovese, Syrah, Tannat, Tempranillo, Touriga Nacional, Touriga Francesa e Zinfandel.

[INGL.] red wine grape

[ESP.] uva tinta

[FR.] raisin noir

[IT.] uva nera

[AL.] Rotweintraube

Além dos verbetes e traduções o final do Minidicionário de Enologia traz algumas dicas e curiosidades, do tipo:

“Na hora de escolher o copo, tanto para vinhos tintos quanto para brancos, tenha em mente que o melhor é o de cristal fino, com hastes alongadas para que se consiga segurá-lo sem que os dedos toquem a taça; incolor, para que se possa admirar a cor do vinho; com bojo em formato de balão, para reter os aromas da bebida e canalizá-los para o nariz; e com volume aproximado de 400ml, que permite ao vinho girar para liberar os seus aromas.”

Alessander Guerra

3 Comentários

  1. Tenho muita vontade de aprender cada vez mais sobre o mundo do vinho…me falta tempo, mas acho que esse guia já resume muita coisa…dei uma folheada nele já…boa dica!! Bjsss

  2. Cuecas na Cozinha Minidicionário de enologia em seis idiomas Gracias por compartir con todos nosotros toda esta practica información. Con estos granitos de arena hacemos màs grande la montaña Internet. Enhorabuena por este blog.

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*