Museu da Cachaça de Salinas

Museu da Cachaca de Salinas foto de Wellington Pedro1 2 - Museu da Cachaça de Salinas

A cachaça entra para a história! Foi fundado em Salinas (MG) o Museu da Cachaça de Salinas! História, peculiaridades e mais de 1700 rótulos compõe o espaço de 13 mil metros quadrados, projetados pela arquiteta Jô Vasconcelos; que conta ainda com salas de reuniões, cozinha gourmet e a Sala de Aromas onde podem ser observadas as etapas de produção da cachaça.

Museu da Cachaca de Salinas foto de Wellington Pedro3 2 - Museu da Cachaça de Salinas

O museu custou R$ 4 milhões e surgiu de uma parceria da Secretaria de Estado e Cultura de Minas Gerais, com a Prefeitura de Salinas e a Universidade Federal de Minas Gerais. Além de conhecer os mais diferentes tipos de cachaça, os visitantes poderão participar de cursos e ações educativas, onde são explicadas todas as etapas de produção, desde o plantio da cana até a distribuição e o consumo responsável. Os visitantes também poderão degustar algumas das melhores cachaças do país.

Museu da Cachaca de Salinas foto de Wellington Pedro3 1 1024x680 - Museu da Cachaça de Salinas

Em Salinas (MG) a cachaça é uma das principais bases econômicas da cidade que produz cinco milhões de litros anuais entre os mais de 50 rótulos de produtores artesanais; entre eles a Cachaça Seleta, uma das mais vendidas no Brasil e um dos maiores produtores artesanais de cachaças do país.

Museu da Cachaca de Salinas foto de Wellington Pedro1 1 1024x680 - Museu da Cachaça de Salinas

Em 2012, Salinas recebeu o Selo de Indicação Demográfica pelo INPI. “Considerada a capital mundial da Cachaça, Salinas possui as condições climáticas e geográficas ideais para a produção da bebida com qualidade ímpar. Isso ocorre porque é produzida de maneira tradicional que, associada a fatores climáticos (pouca chuva, calor) e geográficos (tipo de solo, altitude), além de leveduras consideradas endêmicas, faz com que a bebida tenha sabores e aromas únicos, enriquecidos pelo envelhecimento em dornas antigas de madeira”, explica Cristiane Correia, gerente de produção das Cachaças Seleta, Boazinha e Saliboa.

Com a chegada do museu, espera-se que o Turismo da região aumente e traga muitos brasileiros e estrangeiros para conhecer a história da cidade e de sua cachaça.

Museu da Cachaca de Salinas foto de Wellington Pedro4 1024x680 - Museu da Cachaça de Salinas

 Museu da Cachaça de Salinas

Avenida Antônio Carlos, 1.250, Salinas (MG) – (38) 3841-4778

Funciona de quarta-feira a domingo, das 9h às 19h.

Entrada gratuita.

fotos: Wellington Pedro

 

Alessander Guerra

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*