Nhoque assado

Nhoque assado - Nhoque assado

Nhoque assado com tomate cereja e molho de Fondue  – pois é eu levei o molho do fondue pra cima de um nhoque assado no forno com tomatinhos! Essa sugestão vale  fazer em casa, quer seja pra comer à dois ou chamar a família e os amigos. Muito prática pra fazer pra várias pessoas.

 

Nhoque assado com tomate cereja e molho de Fondue 

Compra um pacote de nhoque do bom. Daqueles caseiros, de rotisseries, que tem gosto de batata e não de farinha. Nada daqueles congelados de mercado, que vão virar cola na panela.

1 bandeja de tomate cereja

Põe numa assadeira 500 grs do nhoque com uma bandeja de tomates cerejas. Despeje bastante azeite e temperos como ervas da Provence, manjericão, sálvia, enfim o que te der na telha. Mais umas lâminas de alho, sal e pimenta moída. Dá uma misturada geral e deixa marinando por cerca de 1 hora.

Depois é só enfiar essa mesma assadeira num forno a 180 graus e ir mexendo de vez em quando para que os nhoques não peguem na assadeira.

Dá mais ou menos uns 20 minutos de forno. O ponto é quando os tomates ficaram molinhos. Aí vc desliga e vai fazer o molho.
Dia+dos+Namorados Nhoque - Nhoque assado
Molho de Fondue para o Nhoque Assado
– peguei dois queijos holandeses que levam o nome das cidades onde foram criados – Gouda (mais picante) e Maasdam (mais adocicado). Ralei uma 100 grs de cada um e misturei os dois.

– na panela leve uns 200 ml de vinho branco seco para esquentar. Depois que esquentou vá jogando os queijos ralados aos poucos e mexa com colher de pau ou de silicone em forma de 8 (é desenhando o número 8 na panela meessssmooo! – Parece simpatia, mas não é – dissolve melhor os queijos)

– derreteu tudo direitinho rala um pouco de noz moscada e mistura.

Agora é só montar o prato e espalhar um pouco do molho de fondue por cima de tudo. Vai ter aroma e sabor para embalar a noite toda. Escolha o vinho de sua preferência para acompanhar.

Gosta de nhoques?

Veja também as receitas:

Nhoque com gorgonzola e rúcula

Nhoque de milho verde

Nhoque rápido e fácil

Nhoque com gorgonzola damasco e nozes

Alessander Guerra

11 Comentários

  1. >Nossa, que originalidade! Adorei este prato. Será que dá para aproveitar uma receita pronta de fondue de queijo? Dia dos namorados é para namorar, não para perder tempo na cozinha…só este dia pelo menos…heheh!

    bjs

  2. >Aqui em Portugal, temos mesmo que meter as mãos na massa, ou melhor, preparar os nhoque em casa, pois não existem já feitos que mereçam um molhinho bom como esse.

    bjs

  3. >Pois, é, eu também faço a massa! Como no dia dos namorados é mais complicado perder tempo na cozinha, faço de véspera e congelo! 😉 Adorei a sugestão do molho. Bjs

  4. >E é bem fácil, Eliana

    Cláudia pode usar o fondue pronto sim

    Pipoka e Larissa se querem fazer o nhoque podem pegar como sugestão a receita que dei no filme Estômago

  5. >Senhoras e senhores, tive o privilégio de provar essa iguaria, artesanalmente preparada pelo próprio Alessander em um jantar que terminou com a sobremesa cuja receita ele ainda irá postar para nossa felicidade. Foi uma prévia do menu para o Dia dos Namorados que minha noiva e eu tivemos a oportunidade de experimentar, como “cobaias”, nas palavras do próprio autor dessa obra-prima. Alê, sempre que precisar de um “rato de laboratório” para seus experimentos culinários, é só chamar! Boas mastigadas a todos!

  6. >Alê, conhece alguma marca boa de fondue? O legal seria seguir sua receita, mas é que não tenho intimidade com as panelas, rs.
    Utilizando a massa, o procedimento da receita muda?

    Abs.

  7. >Césinha foi um prazer receber vc e a Susi aqui. Foi muito bom revê-lo meu amigo.

    Si,eu acho que fazer e comprar pronto dá praticamente o mesmo trabalho. Porque quando compra pronto vai ter que passar o dente de alho na panela, derreter a massa no vinho branco e acrescentar um toque de noz moscada. A única diferença de comprar os queijos é ralá-los. Dá uma olhada nessa receita que postei https://www.cuecasnacozinha.com/2007/06/e-para-completar-trilogia.html

    De qualquer forma de cara eu não sei indicar nenhuma, mas vou ver se pesquiso.

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*