>Oktoberfest 200 anos de história e curiosidades

>

Caneca bx thumb%5B14%5D - >Oktoberfest 200 anos de história e curiosidades

caneca comemorativa dos 200 anos da Oktoberfest, diretamente de Munique para poucos felizardos no Brasil

 

A história da cerveja é bem antiga, já a da Oktoberfest está completando apenas 200 anos e é recheada de curiosidades. Tudo começou numa festa de casamento em 17 de outubro de 1810, quando 40 mil pessoas foram convidadas pelo Rei Maximilian I Joseph da Baviera para o casamento do filho Ludwig com a amada Theresa. O clímax da festa foi uma corrida de 11 Km, com cavalos de raça, em um grande prado fora da cidade nomeado "Theresienwiese" (Prado de Theresa), em homenagem à noiva. Na ocasião, decretou-se que a festividade se repetiria todos os anos, o que mais tarde se tornaria o Oktoberfest. Nessas festas, não poderia faltar comida e bebida e diversas tavernas receberam permissão para comercializar seus produtos. Dois anos mais tarde, a choperia real  Hofbräuhaus – anfitriã oficial do evento – além da sua tradicional cerveja Hofbräu München, desenvolveu em homenagem ao rei, uma outra cerveja mais forte e marcante específica para a ocasião: a Hofbräu Oktoberfestbier.

Mas a história da Hofbräuhaus (que pertence à prefeitura de Munique e sempre foi a cervejaria oficial da Côrte Real Bávara), começou mais de 200 anos antes desse suntuoso casamento. Em 1589, insatisfeito com as cervejas produzidas em Munique, Wilhelm V – Duque da Baviera, que até então importava cervejas de Einbeck (Baixa Saxônia), decidiu produzir sua própria cerveja. Recrutou o mestre-cervejeiro do monastério de Geisenfeld e inaugurou, em 1589, a cervejaria HB, como também é conhecida. Em 1602, Maximiliam I, filho do Duque, decidiu monopolizar o mercado de cervejas de trigo, proibindo a produção deste tipo de cerveja por outras cervejarias privadas.

De lá para cá a Hofbräuhaus é uma enorme cervejaria que possui a maior choperia/restaurante do mundo, localizada em Munique, que recebe 1,2 milhões de visitantes por ano e onde são servidos aproximadamente 5 mil litros de chope – de baixa fermentação, sabor refrescante e amargor típico – por dia.

 

Agradecimentos Bier & Wein e Club Transatlântico

Alessander Guerra

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*