Receitas sem carne, ovos, leite ou derivados

Bolo BICOLOR 682x1024 - Receitas sem carne, ovos, leite ou derivados

Receitas sem carne, ovos, leite ou derivados – A chef e restaurateur Ann Gentry, pioneira no mundo da gastronomia vegana e fundadora de um dos primeiros restaurantes orgânicos dos Estados Unidos, o Real Food Daily, em Los Angeles, Califórnia; lança pela editora Alaúde o livro “A Nova Culinária Vegana”.

São mais de 100 receitas sem carne, ovos, leite ou derivados, além de técnicas de corte e cozimento. Brincando com texturas e cortes (ensinando as técnicas), a autora mostra a diversidade de sabores que os vegetais podem trazer ao prato, além de cuidar da boa apresentação; afinal começamos comendo pelos olhos.

Dividido em sete capítulos, o livro passeia entre receitas para o café da manhã, jantares rápidos, lanches, almoços de domingo, etc. Apresenta receitas de smoothies, granolas, sanduíches, saladas, cozidos, sopas, sobremesas, entre outros pratos que pretendem desmistificar a culinária vegetariana e vegana e dar-lhe um ar mais elaborado.

A editora Alaúde cedeu, gentilmente, a foto e a receita do Bolo Bicolor com Glacê de Chocolate. 

A nova culinária vegana baixa - Receitas sem carne, ovos, leite ou derivados

Bolo Bicolor com Glacê de Chocolate

Este bolo caseiro é fácil de fazer e não precisa de mais nada além de um glacê ou outra cobertura simples. A massa mesclada satisfaz tanto quem adora chocolate quanto quem prefere o sabor da baunilha. As duas massas se mesclam ao assar, e, quando você corta o bolo para servir, aparece um lindo desenho. Coberto com glacê, então, ele fica ainda mais irresistível! Se quiser variar, sirva com morangos frescos ou uma colherada de sorvete de vegetal. Rende de 12 a 16 porções

Bolo

3½ xícaras (chá) de farinha de trigo

2 colheres (chá) de fermento em pó

2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio

1 colher (chá) de sal marinho

1½ xícara (chá) de xarope de bordo [Observação do Cuecas na Cozinha – conhecido como maple syrup – tem em vários mercados, mas se não achar tente substituir por mel (se você não for vegano) ou melado – é o que vai adoçar a receita]

2/3 de xícara (chá) de óleo de canola

1 colher (sopa) de vinagre de maçã

1¾ xícara (chá) de leite de soja com ou sem baunilha

1 colher (sopa) mais ½ colher (chá) de essência de baunilha

1/3 de xícara (chá) de cacau em pó

2 colheres (sopa) de café instantâneo descafeinado

Glacê

1 xícara (chá) de chocolate meio amargo picado

2 colheres (sopa) de xarope de bordo

3 colheres (sopa) de leite de arroz

 

Modo de Preparo

 

Bolo

Coloque a grade do forno na prateleira do meio e preaqueça-o a 165 °C. Unte uma forma de bolo.

Em uma tigela grande, misture a farinha, o fermento, o bicarbonato e o sal. Em outra tigela, bata o xarope de bordo, o óleo, o vinagre e 1½ xícara (chá) de leite de soja, e junte aos ingredientes secos, misturando bem.

Transfira metade da massa para outra tigela. Na primeira, misture 1 colher (sopa) de essência de baunilha. Na segunda tigela de massa, misture o cacau, o café, ¼ de xícara (chá) de leite de soja e ½ colher (chá) de essência de baunilha.

Despeje a massa de chocolate na fôrma untada. Em seguida, despeje a massa de baunilha. Não é preciso misturá-las para criar o desenho bicolor pois, ao assar, as massas se mesclam, criando um belo efeito. Leve ao forno por 50 minutos ou até que, ao enfiar um palito no centro do bolo, ele saia com alguns farelos.

Retire do forno e deixe o bolo esfriar por 30 minutos. Desenforme-o e deixe esfriar completamente. Este bolo pode ser feito com 1 dia de antecedência e reservado sem glacê em temperatura ambiente, em recipiente bem tampado. Prepare o glacê no dia em que for servir o bolo.

Glacê

Em uma tigela média, derreta os pedacinhhos de chocolate em banho-maria. Retire a tigela do banho-maria e misture xarope de bordo e o leite de arroz. Despeje sobre o bolo e deixe descansar até o glacê ficar firme.

Corte o bolo em fatias e sirva.

Alessander Guerra

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*