Risoto com Cevadinha

IMG 5400+c%C3%B3pia - Risoto com Cevadinha

Porque fazer Risoto com Cevadinha? A Cevadinha é um ótimo substituto do arroz. Do ponto de vista nutricional, é melhor ainda porque seus carboidratos são complexos (complexo é aquele carboidrato que na verdade queria ser uma proteína, mas no fundo de seu ser acha-se uma gordura- brincadeirinha rs). Enfim, fora isso a cevadinha tem vitaminas do complexo B e é rica em proteínas, fibras e ferro. Mas se nada disso te convencer, pelo que andei lendo, ela é prima da cevada, que é matéria básica do malte usado na fabricação do uísque e da cerveja. Então enche a lata com a danada!

Vamos à receita do risoto com cevadinha. Em primeiro lugar, não siga as instruções de cozimento do pacote. Eu segui e me dei mal. Cozinhar na panela de pressão pode ser perigoso (não do ponto de vista que ela exploda na sua mão), mas porque lá dentro não há como acompanhar o ponto do grão. Que deve ficar macio, porém mastigável (sabe aquele lance de que o dente ainda tem de trabalhar…). Cozinhe numa panela normal com água e caldo de vegetais. Vai sentindo o ponto que é melhor.

Em outra panela eu refoguei no azeite do bom: alho-poró e linguiçinha defumada (que eu tenho sempre em casa porque dá pra botar em tudo que vem na telha). Aí despejei os grãos dei uma mexidinha para misturar os sabores, coloquei um tantinho de manteiga, e um tantão de queijo ralado e Voilá!

 

 

 

Alessander Guerra

11 Comentários

  1. >Adorei esse prato! E quantos posts legais em?! Andei sumida, mas vou parar de comer pé de cachorro e ficar mais em casa, em todo caso estou na área. hehehehe

  2. >Já ouvi falar de risotto de quinoa, mas é a primeira vez que ouço falar de risotto com cevada…estou super curiosa. Tenho que experimentar!

    bjs

  3. >Ei, vc me motivou a usar a cevadinha que está lá no armário.
    Tks pela sugestão de cozinhar fora da pressão. A única e primeira vez que fiz, foi na pressão e não curti o resultado. Aliás, quanto tempo vc cozinhou na panela comum? Teve que repor o caldo? Tks again!

  4. >Eu ainda estou namorando a quinua assim que fizer algo conto aqui.

    Lílian, normalmente deve demorar uma meia hora então vai precisar colocar mais caldo sim. Em outra panela deixe o caldo quente para ir colocando quando secar.

  5. >humm sera´q é pelo çpparentesco q gosto tanto da cevadinha…ela é de boa familia né?
    eheheh

    o risoto ta super apetitoso…
    bjs

  6. >Com certeza vou procurar, porque AMO arroz e sempre ouvi meus médicos dizerem na minha gravidez que arroz era a comida mais inútil do mundo, que não serve para mais nada além de engordar, então quem sabe este…risos
    Beijos

  7. >Laila com certeza a linhagem é muito boa!

    Fer com certeza seus médicos ficarão felizes com a troca. Agora arroz pode não servir pra nada, mas um feitinho na hora é bom demais, né?

  8. >Sou uma fã de cereais em grão, e sugestões para os consumir são muio bem vindas.
    Gostei muito deste risoto, o aspecto com aquelas rodelinhas de chouriço, hummm…

    Bjs

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*