Sorvete de Mate com Leite e Aveia

Sorvete de Mate com leite e aveia bx - Sorvete de Mate com Leite e Aveia
Concatenando idéias tortas para atingir um caminho reto:

A – Já falei aqui que no início do ano viajei pelo Rio Grande do Sul e em minhas andanças estive no Caminho das Pedras e na Casa da Erva-Mate da Família Ferrari. Pois bem, vim de lá com um pacotinho de 1kg.

B – Gosto muito de tomar Mate com leite e aveia do Rei do Mate.

C – Ganhei uma lata de Leite em pó Ninho (que é tudo de bom e mais um pouco)

Eis que as idéias tortas começam a cutucar (A+B+C=?). E se eu fizesse um sorvete de Mate com Leite e Aveia? Chegou a hora da química. Ingredientes possíveis dispostos, feito tubos de ensaio.
  1. Peguei 2 xícaras de leite e levei para aquecer com 2 colheres de sopa bem cheias de Leite em pó + 2 colheres transbordantes de Erva-Mate+ 1/4 de xícara de açúcar. Mexi tudo até ferver. Depois coei porque ninguém vai querer chupar sorvete com tanto pó.

     

  2. Fazendo um banho “Maria-Gelada” – vasilha grande, água e gelo – essa Maria vai dar um choque no coitado do sorvete. Ele vem todo quentinho e ela friiiiiaaaaa. E é óbvio que no final ele esfria também.

     

  3. Em outra vasilha bata 4 gemas com 2/4 de xícara de açúcar até que a mistura fique clara e espessa. (eu uso fouet – um tipo de batedor – parecido com a pá da batedeira, mas que hoje é feito de silicone – meu amigo Tomás me deu vários ótimos da marca canadense Cuisipro que ele importa – olha o merchandising aí gente!)

     

  4. Agora chegou a hora que a porca pode torcer o rabo. Saiba que quando vai despejar uma mistura quente numa gema pode ser que ela vire uma fritada e aí – jaz um doce. O lance é o seguinte: Essa misturinha do item 1 já deu uma resfriada enquanto você fez os itens 2 e 3. Agora vira só um pouquinho desse líquido nas gemas e mexe bem. Depois mais um pouquinho e mexe bem de novo. Faz umas 4 vezes que a gema já vai sacar que a temperatura dela agora é outra. E depois pode misturar tudo e levar ao fogo para aquecer novamente. Vá mexendo até engrossar, mas não deixe ferver.

     

  5. Mistura sai da panela, vai pra uma vasilha que vai ser colocada sobre a outra que tem a Maria-Gelada – mexa até que esfrie e adicione ¾ de xícara de creme de leite fresco e 1 colher de sopa de aveia.

     

  6. Tem sorveteira? Ótimo leva pra bater até ganhar a textura cremosa do sorvete.

     

  7. Não tem? Vai ter que se ralar mais um pouco. Põe no freezer deixa gelar – Tira e bate. Põe de novo e deixa gelar – Tira e bate. Umas 4 vezes para ficar cremoso.

     

Para servir eu coloquei numa taça de vinho e salpiquei um tantinho de aveia.

Alessander Guerra

18 Comentários

  1. >RSRSRSRSR…EU QUERO MUITO ESSE SORVETE…..!!!!!!

    DEVE TER FICADO BOM..PELO MENOS A CARA DELE ESTÁ MARAVILHOSA!!!!!

    BJSSSSSSSS

  2. >Oi, Alessander! Tudo bem?

    Para responder à sua pergunta… Não recebi o seu e-mail. Será que você me pode mandar novamente…?

    Obrigada. 🙂

    Abraço.

  3. >Duvida: o que é erva mate? È matcha?

    Adorei o seu texto, estive a imaginar você na cozinha conversando com os seu botões em voz alta, hehe…!

    O aspecto, hummm.. magnifico!

  4. >Eu só posso dizer – mesmo a foto levando a minha assinatura – a iamgem não chega nem perto da gostosura que é este sorvete.
    É MOOOOOOOOOOOOITO BOM!!!
    bjs

  5. >nossa adorei a idéia, o nome e o texto…divertissimos..

    eu passo o dia td bebendo mate cocido…minha abu argentina q faz…1litro d eágua 3 colh de sopa gordas de erva mate e 2 rasas de açúcar ferve(cuidado q transborda igaul a leite), deixa ferevento por 5-10 minutos, desliga, esfria. bebe-se galdo ou quente…eu adoooro, tomo mais de 2 litros por dia…ai a noite nao durmo nadica né?eheh

    bjs

  6. >Que dupla sacada, nome e sorvete. Com a chegada do calor por aqui, ja vou eu tentar encontrar a erva p/ reproduzir a receita. Valeu!

  7. >Que idéia maravilhosa! Não vejo a hora de pô-la em prática =)
    Conheci seu blog essa semana e estou apaixonada… parabéns!

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*