>A Tal da Erva-mate

>

arvores erva mate - >A Tal da Erva-mate árvore de erva-mate e folhas
Respondendo à pergunta da Marizé, vou falar um pouco sobre a erva-mate (ilex paraguariensis). Ela era consumida em infusões pelos índios Guaranis na região do Rio Grande do Sul, que tem nas matas da serra terreno próprio e produção abundante. Essa forma de consumir indígena que a chamavam de Cá-á (Erva do Mato), foi a precursora do chimarrão (bebida que faz os gaúchos andarem por todos os lugares com uma garrafa térmica na mão e uma cuia na outra).
Quando os imigrantes italianos começaram a povoar a região a partir de 1875 aprenderam a consumir a tal erva e então aplicaram sua tecnologia à produção – do antigo pilão usado pelos “bugres” (nome que eram chamados os índios), passaram a usar os soques movidos à roda d’água e posteriormente os soques motorizados. Essa erva tem muitas propriedades interessantes. Mais infos aqui YerbaMateersnedenkruid - >A Tal da Erva-mate

versão pronta para uso

Alessander Guerra

9 Comentários

  1. >Alexandre muito obrigada por esta partilha de informação.
    Não conhecia erva mate, e nem nunca vi por aqui.
    Vou procurar pois fiquei muito interessada.

    Bj

  2. >Marizé posso dizer que o gosto é interessante. Talvez em casa de produtos típicos brasileiros aí em Portugal.

  3. >hum, delicia??? vc esta sendo economico nas palavras!! Eu amo chimarrao, todos os dias ao acordar o meu ja esta prontinho esperando por mim, sou viciada, quando viajo e nao levo, sofro!!!
    Adorei teu blog

  4. >Alguém já percebeu que a Vivian é gaúcha né minha gente? Bem-vinda e que bom que tenha gostado do blog.

  5. >Bom né, Carolina? Pode deixar vou falar logo disso, sim. Já até te passei um email para me lembrar.

  6. >Ale, (um pouquinho atrasada, voltando para trás), gostaria de acrescentar o tererê, que corrija se estiver errada, é o chimarrão gelado, um amigo do MS, que me falou, coloca-se a erva na cuia, semelhante a do sul e soca bem e coloca um pouco de água gelada e bastante gelo por cima e vai tomando, o gelo vai derretendo e descendo. Naquele calor…
    Eu adoro!

    bjs

  7. >oi gente…eu sou sul-matogrossense moro numa cidade chamada Nioaque(acho q nunca ouviram falar)aqui terere ja é rotina,qdo nao tomamos ficamos ate com dor de cabeça!
    para quem nao conhece vou explicar como é:coloca-se a erva e a bomba num copo ou na cuia e pega um garrafa d’agua bem gelada! daí coloca agua no copo para molhar a erva e daí coloca mais agua e toma, a primeira cuiada e de quem esta servindo e depois e de quem esta a sua direita.Espero ter ajudado….Tereré É muuuiito booooooooooooommmm!!!

    Nioaque-Mato grosso do sul

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*