Tender de Natal

Pelo que a Karla (As Marias) me disse, essa receita de  Tender de Natal  faz tanto sucesso, que ela precisa repetir todos os anos. É uma receita natalina cativa na mesa da família.

O Tender de Natal é fatiado, recheado com chutney de abacaxi e enrolado em forma de canudinho. E arrumado como cada um bem entender; pode, por exemplo, colocar um palito pra manter o enroladinho fechado ou então seguir a dica que a Karla explica melhor abaixo.

 

Esse post faz parte do evento: 1ª Ceia Virtual Solidária no Cuecas na Cozinha / Leia também a Mensagem de Médicos Sem Fronteiras

 

Tender com Chutney de abacaxi

Ingredientes:

1 colher (sopa) de manteiga

Meia cebola roxa picada

1 dente de alho picado

Meia colher (café) de pimenta vermelha picada (usei calabresa)

1 colher (chá) de gengibre ralado

Meia colher (chá) de curry em pó

suco de 1 limão grande

2 maçãs sem casca em cubinhos

1 abacaxi sem casca em cubinhos

Meia xícara (chá) de uvas-passas brancas

3/4 xícara (chá) de açúcar (usei mascavo)

sal a gosto

1 tender bolinha (com +/- 1 kg) cortado em fatias finas

20 g de manteiga gelada cortada em cubinhos

 

Modo de preparo:

Numa panela em fogo baixo derreta 1 colher (sopa) de manteiga e doure a cebola roxa picada, 1 dente de alho picado, a pimenta vermelha picada e 1 colher (chá) de gengibre ralado.

Acrescente o curry em pó e suco de 1 limão grande. Junte as maçãs sem casca em cubinhos, 1 abacaxi sem casca em cubinhos, uvas-passas brancas e açúcar. Misture muito bem e continue cozinhando com a panela tampada (em fogo baixo) por uns 25 minutos, até que todo o líquido tenha evaporado. Retire do fogo e deixe esfriar.

 

Montagem:

Pegue cada fatia de tender, coloque um pouco de chutney de abacaxi no centro e enrole como um canudinho. Faça isso com todas as fatias do tender e vá transferindo os canudinhos para uma fôrma (coloquei numa forma redonda e alta) forrada com papel alumínio, preenchendo toda a fôrma. Quando terminar o último canudinho, coloque 20 g de manteiga cortada em cubinhos por cima e leve ao forno pré-aquecido a 180º C por 20 minutos.

Desenforme no prato de serviço e sirva quente ou frio.

Decorei com o que chutney que sobrou e cerejas frescas.

Uma dica: Pedi pra fatiar o tender no supermercado e economizei tempo.

 

 

 

Alessander Guerra

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*