>Vinhos da Córsega

>

C%C3%B3rsega thumb%5B3%5D - >Vinhos da CórsegaVocê sabe onde fica a Córsega? A que país ela pertence? Conhece a gastronomia da região? Já ouviu falar nos vinhos com uvas típicas de lá: Vermentinu, Sciaccarellu e Nielluciu? E sabia que esses vinhos corsos são vendidos no Brasil? Pois é, 85% dos vinhos da Córsega são vendidos na ilha mesmo. Só 15% saem de lá para o resto do Mundo.

Na Expovinhoff tive a oportunidade de conversar com o atencioso Thierry Battistini do Empório Sorio, representante exclusivo dos vinhos da Córsega no Brasil.

Bom, a Córsega é uma montanha no meio do mar, uma ilha que sofreu diversas invasões graças sua posição estratégica no Mediterrâneo. Pertenceu à Itália até 1768 (mais precisamente à Gênova) que vendeu a ilha à França. Por essas e outras Napoleão Bonaparte, por questão de aproximadamente um ano, quase nasceu italiano e a história inteira poderia ter sido diferente.

Embora seja ilha, sua alimentação é bem de montanha: carnes de caça (dá pra esperar o Javali durante à noite), leite de cabra que dá origem ao típico queijo Brocciu, castanhas (inclusive tem um região chamada Castagnicia) – que além de serem preparadas inteiras, também são moídas fazendo uma farinha que servirá para os pães, bolos e biscoitos da região.Vinhos%20C%C3%B3rsega thumb%5B1%5D - >Vinhos da CórsegaOs vinhos que provei, Terra Nostra (nada a ver com a história da Giuliana e do Mateo), privilegiam os sabores das uvas sem passar por descanso em madeira.

Terra Nostra – Vermentinu (branco) – essa uva também é conhecida pelo nome de Malvoisie e na Córsega ganhou um caráter bem particular – são vinhos frescos, com aromas cítricos e florais.

Terra Nostra –Sciaccarellu (rosé) – a mais característica das uvas da Córsega, de casca tinta e carne branca com bastante suco. A leve maceração e prensagem rápida permitem a extração de um suco frutado e levemente colorido. Há um toque apimentado nas frutas vermelhas.

Terra Nostra – Niellucciu (tinto) – uva escura ou preta, como sugere a etimologia (Niello). É uma variedade da uva Sangiovese da Toscana. Por ter fortes taninos precisa ser bem vinificada. Tem sabor potente das frutas vermelhas e especiarias.

Melhor do que eu ficar falando, falando…, é você dar-se a oportunidade de provar algo novo e descobrir se gosta ou não gosta. Eu gostei bastante! E o preço também é possível entre R$55,00 e R$65,00 na loja virtual do Empório Sorio.

Alessander Guerra

2 Comentários

  1. >Veleu, Alexandre! Foi um prazer conhecê-lo. Fico feliz em saber que gostou dos vinhos da Córsega. Esperamos você qualquer dia aqui na loja.

    Abs

    Thierry

  2. >Thierry eu que agradeço a sua atenção durante o evento. Falei dos vinhos porque realmente gostei.

    abraço

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*