A origem do Fondue de Queijo

 

Fondue de Queijo foto Cuecas na Cozinha 1024x768 - A origem do Fondue de Queijo
Como tantas outras deliciosas criações gastronômicas, o fondue de queijo nasceu da necessidade. A origem do Fondue de Queijo, faz parte daquele rol de histórias em que hoje tudo parece ser muito gostoso, pensado para agradar os paladares, combinação perfeita de sabores, mas, na verdade, não é nada disso. Como o famoso dito popular cita: “A necessidade é a mãe das invenções!”. Foi feito porque era preciso e não porque alguém imaginou que poderia ser gostoso e romântico.
Segundo Maria Lúcia Gomensoro em seu “Pequeno Dicionário de Gastronomia” (editora Objetiva). A origem do Fondue de Queijo , uma iguaria Suíça está na Idade Média. Em função de uma superprodução de queijos, para evitar a perda, surgiu a ideia de derreter a sobra em um grande caldeirão, acrescentando-se álcool, de forma a conservar os queijos. Enquanto o preparavam, os “inventores” do prato, provavam com pão para determinar o tempero adequado. E assim essa operação coletiva com o tempo deixou, o caráter de conservação e ganhou o de celebração mantendo o espírito de conjunto. Gruyère e Emmenthal são os dois queijos mais usados na preparação do fondue, além de serem suíços levam o nome das regiões onde são produzidos.

Ah, queijos! Tenho verdadeira devoção por todos eles. E que minha Nossa Senhora do Colesterol me proteja!

 

 

Alessander Guerra

8 Comentários

  1. >É mesmo verdade! E no dia a seguir, aquecia-se um pouco de vinho branco no fundo da panela de fondue para raspar ainda o queijo que tinha ficado colado… Aproveita-se tudo! 🙂

    A “bourguignonne” de carne é uma invenção relativamente recente de um cozinheiro suiço. “Bouguignonne” porque era feita com carne de boi da região francesa de Burgonha.

  2. >Oi Alessander,coloquei seu link la no meu blog.
    Adoro Fondue,como desde criança,minha avó é suiça e mora lá é realmente uma delícia e aqui em casa a preferencia unanime é pelo de queijo.Estou com você tenho adoração por todos os tipos de queijos…ah hoje também estou falando sobre queijos!

  3. >Valeu Duli! Acabei de visitar seu Temperarte e as receitas de Brie valem uma passada por lá. Quem quiser o link está Nas Prateleiras desta Cozinha

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*