Pappardelle com alho-poró e mascarpone

jamie+003 - Pappardelle com alho-poró e mascarpone

Começo com Jamie Oliver, um dos meus chefs favoritos. Não, ainda não tive a sorte do meu amigo Tomás que chegou no restaurante do chef em Londres, conversou com ele e ainda arrumou uma mesa que não existia para que pudesse comer. Ô lábia de brasileiro! (Aliás, o Jamie quer muito conhecer o Brasil).

Gosto do Jamie porque ele faz da cozinha um lugar divertido, agradável e transforma o ato de cozinhar numa grande brincadeira. Abaixo receita do chef extraída do livro: Jamie Oliver o chef sem mistérios (Editora Globo).

Pappardelle com alho-poró e mascarpone

Dica do chef: Quando for comprar o alho-poró, procure os de tamanho médio para baixo, porque são mais suaves e tenros.

Para 4 pessoas

1 pequena bolota de manteiga

1 colher (sopa) de óleo de oliva

4 alho-porós médios, aparados, lavados e fatiados em ângulo

1 dente de alho bem picadinho

sal e pimenta-do-reino moída na hora

200 g de mascarpone (laticínio típico italiano)

450 g de pappardelle (tipo de massa com tiras largas)

queijo parmesão ralado

Ponha a manteiga e o óleo de oliva em uma panela semi-aquecida, adicione o alho-poró e o alho, uma pitada de sal e refogue sem deixar dourar por uns 5 a 10 minutos com a panela tampada, até que o alho-poró fique tenro e suave. Adicione o mascarpone, deixe que se misture sem pressa ao alho-poró, criando um molho um pouco grosso. Prove, ajuste o sal e adicione pimenta-do-reino.

Enquanto isso cozinhe o pappardelle em água fervente e sal, até ficar al dente. Escorra e despeje devagar no molho (se achar que o molho está grosso, adicione um pouco da água em que cozinhou a massa). O molho deve recobrir perfeitamente a massa. Sirva polvilhado com parmesão.

 

 

 


Alessander Guerra

8 Comentários

  1. >oi Ale, bem vindo ao mundo dos blogeiros; estavamos precisando mesmo de você por aqui!
    Obrigado pela citação, eu vou encaminhar para você algumas novidades fresquíssima que acabei de trazer do Canadá na área de cozinha.
    abração! Tomas

  2. >Pois que venham as novidades faremos um especial falando delas. Outra coisa vá preparando uma receita prá também entrar na minha cozinha.

    Abraço
    Ale

  3. >Oi Alê.
    Acabei de conhecer seu blog, numa noite de insônia, pocurando uma receita de baba de moça. Encontrei a receita que procurava e seu blog, que adorei!! Parabéns pelas receitas e dicas…
    Por conta da minha mãe, que é uma armênia, de nacionalidade libanesa e que cozinha maaaallll, também sou fã do Oliver, que cozinha sem rodeios, de forma clara e muito simples, como você.
    Vou acompanhá-lo sempre que der.
    Ah, acho que pode entrar mulheres neste blog de cuecas, né???
    Bjs
    Alê

  4. >Alê sou super fã do Jamie. E te espero por aqui. Esse blog é para todos. Acho até que me visitam mais mulheres do que homens. Bjs e volte sempre.

  5. >muito legal o sati vi vc no hoje en dia super enteresante gosto de homens que cosinhao eu gosto de aprender coisas novas e aprendo muito com eles prabens….

  6. >OI ALE,AINDA SE LEMBRA DA SUA TIA JUARITA??? PASSEI PARA FELICITA- LO E PARA DIZER QUE SEU LIVRO É MUITO INTERESSANTE.FICO FELIZ POR VC ABRAÇOS. BEIJOS JUARITA

  7. >Obrigada por postar essa receita. Assisti o programa com esse prato e só aqui encontrei a receita completa pra poder preparar essa delícia!

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*