Carne de Cordeiro Gourmet

A vida é cheia de surpresas, por isso é preciso manter a mente aberta e a vontade acesa! Basta um email; um único email pode nos levar por caminhos nunca antes imaginados. Foi mais ou menos isso que aconteceu com a Priscila Quirós, criadora de cordeiros de corte da raça Poll Dorset em sua fazenda Cabanha Oviedo, e proprietária da Quirós Gourmet que produz Cortes Especiais de Carne de Cordeiro.

Bolinho de pernil de cordeiro1 768x1024 - Carne de Cordeiro GourmetBolinho de pernil de cordeiro – crocante, sequinho, camada fina de massa, recheio abundante de um pernil de cordeiro desmanchado em fios e muito bem temperado.

IMG 2775 1024x682 - Carne de Cordeiro Gourmet

Senta que lá vem história!

Lá vai o tio da Priscila que mora em Oviedo (capital das Astúrias – Espanha) passar um email pra família, aqui no Brasil, comunicando sobre os 100 anos de criação de cordeiros e queijos de ovelha pela família Quirós, tanto na região de Oviedo, como em Quirós (município de Astúrias, que leva o mesmo nome da família). Aí a Priscila, que não sabia de nada, comenta com sua mãe que responde dizendo: como não sabia, nunca leu o livro que estava sobre a mesinha contando a história toda? Ah esses livros que já nasceram em cima da mesinha da casa de nossos pais… Quem um dia já parou para ler um deles? Pois é!

Então lá foi ela folhear o tal livro e despertar seu bichinho da vontade inquietante, de fazer algo a respeito. Hora de conhecer as raízes espanholas, a história de sua família com a criação de cordeiros e descobrir que Quirós é famosa pela tradição na arte de preparar e saborear o cordeiro. Ali, sempre no primeiro domingo do mês de julho é celebrada a Festa do Cordeiro; pelas fotos que a Priscila me enviou dá pra ilustrar um pouco o que acontece por lá.

IMG 2765 1024x810 - Carne de Cordeiro Gourmet

A curiosidade crescente pelos cordeiros se aliou a dois fatores importantes: ela já tinha uma fazenda no interior de São Paulo e o preço da carne de cordeiro disparou no Brasil, em função de uma parceria do Uruguai (nosso principal fornecedor) com outros países; o que motivou investimentos no setor.

Diversas pesquisas e cursos de especialização depois, começa a criação dos cordeiros de corte da raça Poll Dorset (genética importada da Nova Zelândia e Austrália) na fazenda Cabanha Oviedo (que fica na região de Amparo). Pra começar, toda a pastagem de qualidade ruim teve que ser substituída pela do tipo aruana, proveniente da África do Sul – pasto rico com níveis de proteína adequados. “Toda a alimentação dos animais é produzida na própria fazenda, garantindo a procedência e o cuidado de cada detalhe. Temos três galpões térmicos, centro de manejo, fábrica de ração e laboratório. Alimentação riquíssima em energia e proteína” conta Priscila.

Mini Gyro 857x1024 - Carne de Cordeiro GourmetMini Gyro com Lombo de Cordeiro –  uma boa expressão do prato grego que leva coalhada – lombo macio e úmido coberto com finas tiras de pepino.

A fazenda com 900 metros de altitude e 15 nascentes que abastecem os cochos do rebanho, é completamente sustentável. Hoje são mais de 1500 cabeças criadas soltas com pastoreio de cães da raça italiana Pastor Maremano de Abruzês. O objetivo é uma criação de qualidade, sem stress para o animal, refletindo evidentemente na excelência dos Cortes Especiais de Carne de Cordeiro que atenderão a chefs de grandes restaurantes como a rede Fasano; empórios gourmet como FEED e agora, diretamente ao público final, por meio da venda de kits especiais no site da Quirós Gourmet.

Carré de Cordeiro 1024x768 - Carne de Cordeiro GourmetDelicioso Carré de Cordeiro , o melhor que já provei na vida.

As encomendas são feitas online e o cliente pode escolher o Kit pelo tema (churrasco, jantar, aperitivo etc), ou optar pelos kits personalizados, onde escolhe os cortes e as quantidades que deseja. A entrega é feita à domicilio, acompanhada de receitas e dicas de preparo desenvolvidas por chefs parceiros e pela própria Priscila , que cursou a escola de gastronomia Le Cordon Bleu.

140926 quiros  0381 1024x682 - Carne de Cordeiro Gourmet

Entre os cortes: Carré Francês, Short Rack ( Carré Curto), Paleta, Pernil, Picanha, Neck Fatiado (com osso), Neck Desossado, Carne Moída, Linguiça Fina e Grossa, Filet Mignon, Lombo e Costela. Com o objetivo de facilitar a vida dos clientes, os cortes já vem limpos (apenas com uma pequena camada de gordura necessária para o preparo) e alguns são desossados, ou mesmo os ossos já vem devidamente raspados, como é o caso do carré francês e do curto.

Pernil de cordeiro 768x1024 - Carne de Cordeiro GourmetPernil de cordeiro que desmancha na boca com purê trufado, outro prato que deixou boas lembranças.

Agora vamos à degustação dos Cortes Especiais de Carne de Cordeiro que eu fiz no restaurante grego MYK. Se a carne é muito boa? Sem dúvida! Macia, tenra,saborosa, o melhor carré de cordeiro que já provei na vida! Mas preciso deixar registrado aqui a perfeita execução da chef Mariana Camargo. Um bom chef, dificilmente, salva um ingrediente ruim; mas um mal chef pode estragar um ingrediente muito bom.

IMG 1270 768x1024 - Carne de Cordeiro Gourmet Chardonnay Thalassa 2012 – um vinho grego bem fresco, frutado,aromático e de final seco. Gostei!

 

Alessander Guerra

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*