>Conheça as principais características para um produto ser considerado orgânico

>

Cartilha thumb%5B13%5D - >Conheça as principais características para um produto ser considerado orgânico

Quando fui na Natural Tech e Bio Brazil Fair recebi essa cartilha que foi desenvolvida pelo escritor Ziraldo para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

A partir de 2010 todo produto orgânico brasileiro, exceto os vendidos diretamente pelos agricultores familiares, levarão o selo do SISORG – Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica.

Veja as principais características para um produto ser considerado orgânico:

  1. São produzidos sempre com a preocupação de não prejudicar o meio ambiente. A produção orgânica consegue se sustentar sem destruir os recursos naturais.
  2. Os produtores valorizam as espécies de animais e plantas da nossa natureza.
  3. Todas as pessoas que participam de sua produção recebem cuidados, ganham condições dignas de trabalho e seus direitos são respeitados. O trabalho ajuda a melhorar a vida dessas pessoas.
  4. Para produzí-los toma-se muito cuidado para não destruir, nem desgastar, o solo. O solo é protegido ou recuperado para continuar fértil.
  5. O agricultor orgânico não cultiva transgênicos porque não quer colocar em risco a diversidade de variedades que existem na natureza.
  6. É proibido usar agrotóxicos e outras substâncias sintéticas que possam contaminar o alimento ou o meio ambiente.
  7. O transporte e a armazenagem dos produtos orgânicos devem ser separados dos não-orgânicos a fim de evitar a contaminação pelos agrotóxicos.

Verduras, legumes, frutas, castanhas, carnes, pães, pó de café e uma variedade enorme de produtos – até industrializados – só podem ser realmente orgânicos se seguirem todas as regras acima à risca.

Os agricultores familiares não precisarão do selo, mas terão de se organizar em associações, cooperativas ou consórcios cadastrados nos órgãos do Governo e capazes de zelar pelo cumprimento dos regulamentos da produção orgânica.

Os Menus dos restaurantes e similares que promovem a qualidade de suas refeições dizendo que são preparadas com ingredientes orgânicos devem informar aos clientes quais são esses ingredientes e o nome dos fornecedores.

Alessander Guerra

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*