Dia Mundial do Macarrão

home dest dmm thumb - Dia Mundial do MacarrãoEm 1995 foi oficializado o Dia Mundial do Macarrão; a cada 25 de outubro é dia de comemorar esse alimento que teve origem na China e ganhou o mundo graças ao jeito expansivo dos italianos. Já publiquei no blog um receita de macarrão à bolonhesa como era feita em 1891 fora um capítulo exclusivo de massas que tem no Cuecas na Cozinha. E a gente gosta de macarrão viu, só no ano passado consumimos 1,2 milhão de toneladas. Mas, em termos de consumo per capita estamos só em 13o. lugar com 6,4 kg por habitante/ano. A Itália é campeã – 26 kg por habitante/ano. É, o povo da bota manda ver mesmo!

Em matéria de produção ficamos em terceiro, a Itália produz 3 milhões de toneladas/ano e ocupa a 1a. colocação e os EUA ficam em segundo produzindo 2 milhões de toneladas/ano. Mas, massas alimentícias (secas, instantâneas e frescas) são um bom negócio no Brasil, geram R$ 6 bilhões e 40 mil empregos diretos.

Até o dia 27 acontece no Rio de Janeiro o IV World Pasta Congress – a cada cinco anos, os principais produtores e especialistas em nutrição do mundo inteiro se reúnem para apresentar seus estudos e trocar ideias. Esse ano o objetivo é finalizar o congresso com uma Declaração do Consenso Científico sobre a Saudabilidade do Macarrão.

Fonte: Abima

E, mais uma vez pedindo a participação no Twitter e Facebook eu quis saber: Qual era o macarrão preferido de cada um? Quer contar qual o seu? Deixa nos comentários.

 

Facebook

Dirlene D’Addio – Adoro massas frescas e artesanais, recheadas ou não.

Tche House Ceneviva – Papardelle

Marcela Tulmann Padre nosso com requeijão e queijo ralado. Arrependi: fuzzili a calabresa, o molho entrando dentro do buraquinho da massa humm

Lílian Pellacani Bucatini !

Jade Veronese papardelle com frutos do mar, hummmmmm

Isabel Junqueira Enout Linguinni com frutos do mar…. chardonnay… yam!!

Katia Siqueira Capelini com ragu de cogumelos… e um bom vinho branco para acompanhar…

Gisele Benzi Spaghetti na manteiga!!!

Luna Garcia Capellini, com um molho bem leve a base de azeite

Alexandre Santucci Fusilli ao atum asiático, uma delicia! Curry e shoyo, pequenos tomates dão uma base delicada e marcante!

Bruna Di Monaco Macarrão à carbonara do meu marido!

Mariana Abreu Macarrão com molho gorgonzola. Super fácil e delicioso!

Aysha Bertels Linguine com file fatiado, tomate cereja, bastante rucola e parmesao. hummm!

Marilia Figueiredo Spaguetti Mediterrâneo: tomates cereja, aliche, manjericão, alcaparra, um pouquinho de alho,gotas de limão, muito azeite do bom!!!!!

Erick Skrabe Cebola, alho, tomate, pimentão e azeite. É simples, assim como a felicidade. … apesar q eu tb sou feliz com coisas complicadas como macarrão e trufas brancas recém colhidas.

 

Twitter

johanadv  …gravatinha,,,,

raqueldrose – linkou sua receita de Conchiglione ao sugo – https://raqueldrose.tumblr.com/post/1366048658/conchiglione-ao-sugo-500g-de-conchiglione

celiarabelo A minha favorita de macarrão é https://bit.ly/9XtJct

LuBetenson – Difícil!! Fico entre o ‘ao pesto’ e o ‘a carbonara’. Não! O melhor é aquele com tomate, mussarela de búfala e manjericão.

ribeiro_fabiana – fettuccine verde à Romanesca (molho branco, ervilhas, presunto e champignon), deu água na boca!

suzynambu – tagliarini ao pesto! Ou com molho à romanesca

DanielaAF – muito difícil. A mais comfort food é cabelo de anjo, manteiga president e parmesão.

LuDAMonteiro – o mangericão da minha janela tomate seco e azeite um bom queijo e é só abrir o vinho(nacional,claro -moro em Portugal)

biamacineli – linguine carbonara (no frio principalmente) e espaguete alho e óleo para sempre!

cleitonle – Macarrão de panela de pressão. Rápido, fácil e muito saboroso.

SalvatoreStracq – penne

SidneiMarcacci – o bom e velho macarrão com molho de tomate pelado e manjericão fresco!

mvianinha – Spaguetti ao pesto (com pinoli) e Talharini a la rabiata.

asmariaskarla – O meu macarrão preferido é Penne ao pesto, alho e óleo ou quatro queijos, de qualquer jeito.

alhosepassas – Pasta alla Norma.

danis4ntos – Macarrão aos quatro queijos

atiepolo – spaghetti alla puttanesca.

Alessander Guerra

6 Comentários

  1. >Eu andei um bom tempo de mau do macarrão, fiz tanto, experimentei muitos que enjoei.
    Hoje em dia gosto muito do yakisoba, faço muitas versões do prato, com vários tipos de macarrão e combinações de carne e legumes, sempre temperado com óleo de gergelim e shoyu.

    bjos

  2. >Galera sem tempo como eu que curti comer no Espaço Árabe como eu, tenho uma super dica pra passar pra vocês. Agora eles estão atendendo pelo eatclick http://www.eatclick.com.br. Pra quem nunca ouviu falar, o eatclick é um site que repassa os pedidos dos clientes para os restaurantes que estão em seu cadastro. O atendimento é muito fácil e pratico. Você só precisa entra lá escolher o espaço Arabe como opção de restaurante, selecionar seu prato favorito, colocá-lo na bandeja e efetuar o pagamento. Após isto feito o eatclick envia ao restaurante o seu pedido, tudo em tempo real, Você não precisa se preocupar achando que o seu pedido chegara mais tarde do que o normal! Pelo contrário! Você não precisara perdendo tempo com o telefone do restaurante ocupado! Além disso, você também tem a opção de acompanhar o status do seu pedido ate o momento que ele é despachado pelo restaurante. Sem falar que ao utilizar o serviço do eatclick você ganha R$ 5,00 de desconto na compra.

  3. >Ale,
    to com fome.
    comeria macarrão a qq hora do dia. Não tenho muitos preconceitos…gosto até de macarrão instantaneo!rsss…
    Outro dia comi um fettucine caseiro com molho de tomate, limão siciliano,manjericão e rúcula tão puro e absoluto que me fez esquecer da existencia do creme de leite.
    Um bjo,
    si

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*