Facas e Cortes

Capa thumb%5B2%5D - Facas e Cortes

Quantas vezes você se olha frente a uma peça de carne, um peixe ou fruto do mar e pensa: “Como diabos eu vou cortar isso?” E aquelas frutas e legumes fatiadas à perfeição? Qual a magia? O livro Facas e Cortes explica!

É tudo técnica e depende da faca ou instrumento cortante, perfurante, ralante & afins que você precisa usar. Quando recebi esse livro sobre Facas e Cortes, que ensina de forma ilustrada as técnicas para cortar, trinchar, picar e filetar legumes, peixes, carnes e frutas, vi que boa parte dos mistérios foi desvendada.

Tudo começa com a Anatomia da Faca, passando pela História da Cutelaria e diversos Tipos de Facas e Outros Instrumentos Cortantes.

Chegou a hora de cortar Legumes, Raízes, Folhas e por aí vai até as Ervas e Temperos.

Aí vem os Peixes e Frutos do Mar: como limpar pela barriga, como tirar a espinha pelas costas, como filetar, fatiar peixe cru, como abrir (ostras, mariscos, vieiras) e dar tratos ao camarão, caranguejo, siri, lagosta, etc, etc.

Pulamos para Carnes, Aves e Caça. Como cortar carne bovina, desossar sela de cordeiro e cortar o carrê e vamos fatiar a carne suína e desossar o pernil, cortar frango em quatro ou em oito partes, desossar coxa e sobrecoxa, trinchar pato, desmembrar coelho.

E para finalizar como cortar massas cruas e assadas, pães, sobremesas e como fazer bonito com as frutas.

A teoria já está ótima, só falta a prática.

No próximo post um exemplo tirado do livro sobre como trinchar frango.

Facas e Cortes
Autores: Shaun Hill, Lyn Hall e outros
Editora: Publifolha
226 páginas

Alessander Guerra

2 Comentários

  1. >Dá um up do livro aí pra gente fazer o download…rs
    Esse é um assunto muito interessante, visto que muitos homens querem impressionar algumas mulheres cozinhando pra elas e nada melhor que fazer isso conhecendo os instrumentos com destreza…
    Excelente dica…

  2. >Tambem gostaria de um up deste livro, pois me intereço muito pelas facas, saber cada detalhe especifico de seu uso, para mim seria muito interessante.Obrigado.

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*