>Gastronomia Sustentável

>

Sustentabilidade thumb%5B1%5D - >Gastronomia Sustentável

O que a Gastronomia pode fazer pelo Planeta?

Essa questão fundamental norteará o 4º Congresso Mesa Tendências – evento da Semana Mesa SP, promovida pela revista Prazeres da Mesa e pelo Senac São Paulo; com direito à redação de documento final recheado de conclusões e sugestões de novas condutas para conscientizar e colaborar com profissionais do setor.

Em uma discussão desse porte o Slow Food não poderia ficar de fora. Carlo Petrini, presidente mundial do movimento, é convidado de honra para encerrar o Mesa Tendências. Vale à pena visitar o site do Slow Food Brasil e descobrir o quão importante é esse projeto, que valoriza alimentos e dignifica pessoas. Outro trabalho a ser destacado é o da Gastromotiva do chef David Hertz.

Quando se fala em sustentabilidade pensamos muito em meio ambiente mas, o ecologicamente correto só é efetivo e duradouro quando acompanhado por outros fatores: socialmente justo (valorizar o trabalho das pessoas), economicamente viável (não adianta produzir o que não se pode vender) e culturalmente relevante (é preciso respeitar a história e tradição de cada local). Sei bem disso porque trabalho há muitos anos com projetos de sustentabilidade, só que na área do design.

Muitos chefs e pesquisadores brasileiros, além de engajados internacionais: o cientista Hervé This (França), os chefs Massimo Bottura e Heinz Beck (Itália), Tetsuya Wakuda (Austrália), Marcelo Tully (Escócia), YoshihiroNarisawa (Japão), Marcus Wareing, Atul Kochhar e Shane Osborn (Inglaterra), Gastón Acurio (Peru) e o pâtissier Ben Roche (Estados Unidos); apresentarão suas ideias. Enfim, o debate estará, literalmente, sobre a mesa. A programação completa aqui.

O resultado do Mesa Tendências será tão mais efetivo quanto mais extrapolar as quatro paredes dos estabelecimentos. A sustentabilidade não é uma ilha. Num mundo onde a fome e o disperdício de alimentos andam em paralelo, há de se achar uma forma de cruzar esses caminhos. Os chefs devem representar muito mais do que suas cozinhas. Os comensais, podem abrir a boca sem nunca fecharem os olhos. A gastronomia só será efetivamente sustentável, quando todos exercerem o direito de comer.

 

Mesa Tendênciascongresso internacional de gastronomia de São Paulo(a inscrição no congresso dá direito à participação noPrazeres da Mesa ao Vivo, evento com degustações e aulas que integra aSemana Mesa SP)

Data: de 26 a 28/10 (3ªfeira a 5ªfeira)

Horário: das 9 às 19 horas

Local: Centro de Convenções do Centro Universitário Senac – Campus Santo Amaro

Valor: para os três (3) dias de evento R$ 1.400. Estudantes e associados Slow Food pagam R$ 1.200

Informações e Inscrições

Alessander Guerra

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*