Mac & Cheese – macarrão com queijo

PJ Clarke´s  Mac Cheese Tadeu Bruneli03 Home Cópia - Mac & Cheese - macarrão com queijo

Mac & Cheese – Macarrão com Queijo – Era uma vez… durante o World Pasta Congress (Congresso Mundial de Macarrão) em Roma, onde os principais fabricantes de massas do mundo estavam reunidos, entusiasmados, falando com as mãos e resolveram instituir o dia 25 de outubro como o Dia Mundial do Macarrão. Desde então, a data é comemorada em todo o mundo com os mais diversos tipos de receitas.

Na Itália, primeiro do mundo no ranking de consumo e produção, existem cerca de 600 formatos diferentes de macarrão. No Brasil, terceiro maior produtor, são apenas quarenta.

Normalmente, dividimos as massas alimentícias em três grupos: massa seca, instantânea e fresca. As secas são as mais consumidas por aqui (cerca de 85% do consumo), e possuem os mais diferentes formatos: espaguete, talharim, ninho, fettuccine, entre outros, que também chamamos de massas longas; e fusili (parafuso), penne e farfale (gravatinha), que são exemplos de massas curtas. Usamos também os formatos curtos em sopas, e nesse caso os mais comuns são argolinha (anelli), Ave Maria (Avemarie), conchinha (conchigliette), letrinhas (Alfabeto) e pai nosso (Padre Nosso).

Informações da Associação Brasileira das Indústrias de Massas Alimentícias (Abima).

Então vamos aproveitar a data para publicar uma receita famosa nos Estados Unidos, Mac & Cheese – Macarrão com Queijo. A receita é do P.J. Clarke’s.

Mac & Cheese – Macarrão com Queijo

 Ingredientes:

230g de Macarrão tipo Orecchiette

30g de bacon

40g de ervilha

Queijo parmesão a gosto

Sal e Pimenta do reino a gosto

150g de Molho Branco

Modo de Preparo:

Em uma caçarola adicionar água e uma colher de sal. Quando ferver colocar a massa e cozinhar por 7 minutos, reservar. Em uma frigideira dourar o bacon adicionar a ervilha, e o molho branco, provar sal e pimenta. Juntar a massa al dente e dispor em uma travessa. Cobrir com parmesão e levar ao forno bem quente até gratinar o queijo.

Ingredientes Molho Branco:

1 litro de leite

50g de farinha de trigo

50g de manteiga

Sal e noz moscada a gosto

5g de pimenta do reino em grãos

250g de cebola

4 unidades de cravo

1 unidade louro

Modo de preparo Molho Branco:

Em uma panela adicionar o leite, a cebola, o cravo, louro, a pimenta e levar ao fogo baixo por 15 min, para liberar os sabores, depois coar. Em outra panela adicionar a manteiga e a farinha, mexendo sempre, depois adicionar o leite aos poucos mexendo sempre manter em fogo baixo por 30 minutos. Finalizar com sal e a noz moscada.

Rendimento: 1 porção

Tempo de preparo: 60 minutos

foto de divulgação: Tadeu Bruneli

Alessander Guerra

Um Comentário

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*