Onde Comer em Barcelona

Barcelona Mercat Princesa2 foto Cuecas na Cozinha1 - Onde Comer em Barcelona

Vou contar aqui algumas Dicas de Barcelona e de Onde Comer em Barcelona. Lugares que visitei na minha viagem e achei que vale conhecer.

A capital da região espanhola da Catalunha é uma cidade cara, especialmente pra nós brasileiros que temos essa paridade louca com relação ao euro! Por isso, nessas dicas de Onde Comer em Barcelona, procurei citar estabelecimentos possíveis, com preço acessível. Viajar para a Europa é sempre caro e, na grande maioria das vezes, priorizamos o passeio, conhecer os lugares, e acabamos comendo em restaurantes, bares, cafés, lanchonetes, etc, mais compatíveis com o que podemos gastar naquele dia (muitos casais definem 100 euros como orçamento diário) e dentro do nosso roteiro, quando a fome aperta.Barcelona Sagrada Família foto Cuecas na Cozinha - Onde Comer em Barcelona

Basílica de La Sagrada Familia – passeio imperdível

Eu acho que é por aí mesmo, aí vão minhas Dicas de Barcelona, que servem para tantas outras cidades européias:

 Descubra lugares por onde estiver andando, fique atento a letreiros, portinhas, praças com mesas na calçada, espaços onde escuta muitos espanhóis ou catalães conversando (um bom sinal que não é só para turistas);

– Leia os menus, que ficam à disposição em placas na rua ou portas dos estabelecimentos, é comum terem preço;

– A língua catalã (diferente do espanhol, que a gente até consegue entender um pouco) pode te atrapalhar um bocado. Por isso, o ideal, como em toda a viagem, é que você pesquise o nome dos pratos antes de viajar – especialmente pra saber se é carne, peixe, frango, porco, frutos do mar ou vegetal e se é assado, cozido ou frito.Barcelona LaBoqueria foto Cuecas na Cozinha 1024x661 - Onde Comer em Barcelona

sucos naturais no gelo encontrados no La Boqueria

– Fique atento se optar pelo menu com preço fechado (entrada, prato, sobremesa e bebida) será mais vantajoso, ou não, do que pedir apenas seu prato principal e uma taça de vinho (normalmente bons vinhos espanhóis são servidos a 3 ou 4 euros a taça).

– Cuidado com as tapas! São convidativas, deliciosas, diferentes e você vai pegando um monte, porque parece tão baratinho 2,3, 5 euros ; mas quando soma tudo o que pegou, sai bem mais caro do que comer uma refeição completa, por exemplo.Café D´Estiu do Museu Frederic Marès Barcelona foto Cuecas na Cozinha 739x1024 - Onde Comer em Barcelona

Cafè d´estiu lugar idílico que funciona dentro do Museu Frederic Marès

– Água, a gente sempre precisa beber muita durante uma viagem, especialmente quando vamos no verão. Aviso que é bem cara em todos os estabelecimentos! Melhor comprar suas garrafas de água nos supermercados (que custam menos de 1 euro as grandes) e andar com elas durante seus passeios. Na hora da refeição, aproveite e beba vinho ou cerveja, creia, sairá mais barato do que pedir água.

Onde Comer em Barcelona, assim como onde comer em qualquer lugar do mundo, é mais uma decisão sua, do seu momento, das suas condições e se eu puder contribuir com minhas dicas, será um prazer!

Barcelona BlackLab foto Cuecas na Cozinha - Onde Comer em Barcelona

BlackLab – cervejaria que é parada obrigatória para os apreciadores

Abaixo listo 10 Dicas de Barcelona e de Onde Comer em Barcelona:

1 – Se precisar escolher uma obra de Gaudí pra visitar, vá à Sagrada Família (foto de abertura da matéria)! Garanto que é o tipo de obra que nunca verá em outro lugar na sua vida, sem contar que seu ingresso ajuda a continuar a construção imaginada pelo arquiteto. De uma grandiosidade e riqueza de detalhes impressionante, gaste um bom tempo na sua visita. Tem guia de áudio em português de Portugal (alugue porque vale à pena ouvir a descrição de tudo que seus olhos não acreditam estar vendo). Precisa comprar ingresso antes, veja no site. A Casa Batlló, La Pedrera e o Park Güell, são outros bons exemplos do trabalho modernista do famoso artista catalão.

2 – Passeando pelo Bairro Gótico (um labirinto de ruas e praças medievais), próximo à Catedral de Barcelona e do antigo Palácio Real, você encontra um idílico café dentro do Museu Frederic Marès. O Cafè d´estiu é o lugar certo para um descanso nas pernas, enquanto toma um cafezinho e aprecia a paisagem com cara de algum lugar bem distante do passado.

Barcelona LaColmena foto Cuecas na Cozinha - Onde Comer em Barcelona

3 – Já que está circulando pelo Bairro Gótico, aproveite para dar um pulo na La Colmena, que existe desde 1849 . Nas vitrines, entre uma ampla variedade de sobremesas, os chamativos Merengues de várias sabores e cores – altos, crocantes por fora e cremosos por dentro; e os tradicionais (produzidos desde a abertura da confeitaria) Caramelos de la casa – preparados e embalados, artesanalmente, são 18 sabores como: mel, eucalipto, alecrim, café, baunilha, groselha, menta e anis.

4 – Certamente em Barcelona você vai circular por La Rambla, avenida histórica que leva até o mar e está sempre apinhada de gente. Claro que acabará passando no Mercat de Sant Josep, mais conhecido como “La Boqueria”, onde encontrará todas as barracas típicas de um mercadão, de frutas e verduras até carnes diversas, peixes e frutos do mar; passando por temperos, especiarias e claro muitos bares e restaurantes, que preparam itens frescos na frente do cliente. Uma boa dica, se estiver por lá no verão, é pegar alguns dos muitos sucos e saladas de frutas, expostos no gelo em algumas barracas. Em viagens comemos tanta coisa, que às vezes só queremos um suco natural e uma salada de frutas para assentar o estômago.

Barcelona Escriba foto Cuecas na Cozinha - Onde Comer em Barcelona

5 – Aproveite seu passeio por  La Rambla e visite a Escribà – tradicional confeitaria catalã, desde 1906, que também tem escola, a Escribà Academy.  Provei a saborosa Angie – chocolate 70% de cacau com geleia de framboesa e um toque crocante. A sobremesa Rambla, tem bizcocho de naranja (biscoito é bolo),  geleia de laranja, mousse e banho de chocolate 70%, fora a decoração inusitada comestível.

Barcelona Origens foto Cuecas na Cozinha1 1024x768 - Onde Comer em Barcelona

6 – Conhecer o Mercat El Born  é passeio mais que interessante para quem busca um pouco da história do lugar por onde passa. O Mercat El Born é um Centro Cultural moderno, que abriga ruínas e história da cidade de Barcelona. Há um bar e restaurante, bacanas para comer por lá ou então você pode aproveitar pra circular pelas redondezas e conhecer os muitos cafés com mesinhas pra rua e restaurantes como o Orígens – que tem cozinha orgânica, trabalhando com produtores da própria região para fazer pratos típicos catalães ou o Sagardi de culinária basca. Perder-se no labirinto de ruazinhas é uma boa opção para encontrar lojas bacanas de moda e decoração como as da Carrer de Montcada.

Barcelona Mercat Princesa foto Cuecas na Cozinha1 768x1024 - Onde Comer em Barcelona

7 – Falando em perder-se para encontrar boas surpresas, eis uma delas o Mercat Princesa,  que também fica nessa região do El Born. Mercado de tapas, charmoso e aconchegante, com várias paraditas, lugares para comer e beber, como a Croqueta e Co – que oferece uma série de bolinhos fritos na hora, entre eles a Bomba de la Barceloneta (foto acima – batata, carne, empanado e frito na hora. Picante , bastante alho – muito saborosa).

Barcelona paella  foto Cuecas na Cozinha1 768x1024 - Onde Comer em Barcelona

8 – Na região entre o Porto Velho e Barceloneta, encontra-se o Museu de História da Catalunha. Nos arcos desse prédio de tijolo à vista, que abriga a história da região desde o período Paleolítico, muitos cafés e restaurantes, como a cervejaria BlackLab onde é possível provar diversos estilos de cerveja produzidas na própria casa, acompanhadas de hambúrgueres, sanduíches e outros pratos rápidos que a BlackLab  oferece. O ambiente descolado, deixa à vista todo o equipamento para a produção das cervejas e é um ponto de encontro para os apreciadores da bebida. Existem por lá umas garrafas retornáveis que as pessoas podem encher com seu chopp favorito e levar para a praia, depois é só devolver na cervejaria, que eles devolvem o valor pago pelo vasilhame. Circulando pela Barceloneta, uma vila de pescadores, há muitos pequenos restaurantes onde é possível provar a tradicional paella de frutos do mar.

Barcelona Parque de la Ciutadela foto Cuecas na Cozinha - Onde Comer em Barcelona

9 – Fazer um piquenique no Parque de la Ciutadela, é mais uma deliciosa opção para aproveitar a cidade, especialmente num domingo ensolarado. Bastam um bom vinho ou cava, pão, queijo, jamón e a vontade de apreciar a natureza.

Barcelona El Nacional foto Cuecas na Cozinha - Onde Comer em Barcelona

10 – Para finalizar vou dar uma dica de lugar que, na verdade, reúne vários estabelecimentos, são 4 espaços gastronômicos e 4 barras (balcões). O El Nacional Barcelona, construído em 1889, tem uma entrada um tanto escondida na Passeig de Grácia na região do Eixample e faz a linha mais chique. Os preços são um pouco mais caros, mas vale conhecer o prédio e dar uma olhada nos cardápios. Acessando o site do El Nacional Barcelona você consegue ver todos os preços dos estabelecimentos. Vale uma parada, para essa viagem no tempo, quer seja para uma refeição completa, provar uma tapa ou beber uma taça de vinho.

Você viajou pra Barcelona e tem uma lista de lugares especiais? Aproveite o espaço de comentários para deixar suas Dicas de Barcelona e de Onde Comer em Barcelona – se tiver o site do lugar ou endereço será ótimo, porque aí todos os que lerem a matéria, poderão ver também suas sugestões nos comentários. Obrigado pela contribuição!

 

Alessander Guerra

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*