Panna Cotta

Panna%20Cotta thumb%5B4%5D - Panna Cotta

O que é Panna Cotta (infos) ? Qual é a receita da panna cotta (tem uma receita italiana aqui)? Como é feita essa sobremesa típica italiana? Tem textura de creme, pudim, flan, gelatina? Precisa desinformar? São muitas as perguntas feitas sobre esse doce de nata cozida (por aqui nós usamos creme de leite fresco + leite – aquecidos) misturados a gelatina, açúcar, baunilha.

A panna cotta tem cobertura à moda do freguês: caldas, geleias, frutas frescas, compotas ou só ela. A quantidade de gelatina vai determinar o grau de firmeza do doce. A nata usada pelos italianos dá o grau de gordura. Nosso grau de gordura aqui vai variar de acordo com o tipo de leite e de creme de leite usados. Se fizer a primeira vez e ficar mole não se desespere, vai ser delicioso do mesmo jeito. Monte em taças e intercale com recheios e coberturas. Será uma sobremesa colorida! Se ficar com consistência mais firme, desenforme e despeje as caldas. É receita pra fazer se medo de ser feliz!

Aliás, esse é o melhor jeito de viver a vida: sem medo de ser feliz! Viva exatamente assim!

 

Panna Cotta

Ingredientes

600ml de leite tipo A

600ml de creme de leite fresco

250g de açúcar

12g de gelatina em pó incolor sem sabor

1 fava de baunilha (abrir ela no meio e raspar todas as bolinhas de baunilha). Se não tiver baunilha use a essência (2 colheres de chá)

 

Calda de geleia de rosas

1 vidro de geleia de rosas (400 grs)

1 medida do mesmo vidro de geleia de rosas com água filtrada

 

Modo de preparar a panna cotta

Numa panela grande juntar o leite + o creme de leite + açúcar + raspas de baunilha (se você não estiver usando as raspas e sim a essência – não acrescentar agora). Leve no fogo medio para aquecer e misturar bem todos os ingredientes. 15 a 20 minutos – sempre mexendo – sem deixar ferver. Desligue.

Em uma vasilha dissolva o pó da gelatina incolor sem sabor seguindo as instruções da embalagem

Agora vc despeja essa gelatina na panela do leite e dá uma boa misturada. Se vc está usando a essência de baunilha é hora de colocar ela aqui e dar mais uma mexida. Pronto! Agora é só transferir para forminhas individuais. Deixa esfriar e leva pra geladeira até ficar firme. Recomendo fazer de um dia pro outro.

 

Modo de preparar a calda de geleia de rosas

Numa panela vira o vidro da geleia de rosas e depois usa 1 medida do mesmo vidro com água filtrada (aí você já aproveita também para limpar o vidro). Mistura tudo e deixa esquentar por uns 5 minutos em fogo baixo. Mexendo de vez em quando.

Pode fazer isso com outras geleias de frutas também ou com as mais variadas caldas que lhe vierem na telha.

Alessander Guerra

4 Comentários

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*