>Sommelier Virtual

>

Sommelier%20Virtual thumb%5B3%5D - >Sommelier Virtual

O aumento do consumo do vinho, passa necessariamente pelo acesso do público às informações sobre a bebida. Cada vez mais, as pessoas estão interessadas na cultura do vinho, querem saber sobre harmonização, qual vinho comprar e, principalmente, descobrir a famosa equação: custo-benefício ou preço x qualidade; enfim se o vinho vale o quanto custa. Vinho no Brasil é uma realidade cara e o fato é que, na maioria das vezes, estamos procurando o vinho que harmonize melhor com nosso bolso.

Tem gente que vai torcer o nariz, mas sem informação não há evolução; e sommelier não é igual a vidente, que você encontra até em lambe-lambe nos postes espalhados pela cidade e que trocam a consulta por 1 kg de alimento.

Sem contar que, quem não conhece sobre vinho (a grande maioria) tem vergonha de falar. Quem nunca teve medo de perguntar a um especialista sobre uma coisa que desconhecesse, que atire a primeira pedra! Mas pense antes, porque apedrejamentos estão causando comoções no mundo todo.

Na última Expovinis, eu achei uma máquina no espaço da Vinhos do Brasil que poderá ajudar muito nesse processo de informação ao consumidor, desde que o sistema se preocupe em cadastrar dados corretos sobre cada vinho. Ou seja, para que um Sommelier Virtual funcione efetivamente, alguns Sommeliers Reais, precisam trabalhar com afinco.

Desenvolvido pela Adega Soft esse terminal me pareceu muito prático para ser usado nos mais diversos estabelecimentos que hoje vendem algumas centenas de garrafas de vinho. Eu fiz um teste com todo o passo a passo na máquina e no fim até imprimi a receita para combinar com o vinho que, imaginariamente, eu estaria levando para casa. Fiz um monte de fotos, para ilustrar mas aí achei o vídeo abaixo que já é bastante explicativo.

Só para concluir, o sommelier virtual nunca vai substituir o real; mas vai ajudar um bocado a pessoas atordoadas que andam entre prateleiras para cá e para lá em cada momento com uma garrafa diferente na mão, tentando decifrar rótulos.

Alessander Guerra

Um Comentário

  1. >Bom dia, gostaria de deixar uma correção aí:
    A empresa que desenvolve o sommelier virtual é a Videosoft, e o nome do programa é Adegasoft. O nome da empresa no seu texto está como Adegasoft.

    Abraços, Felipe Alexandre Bazzanella.

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*