Sopa de Cação

Sopa de Cação Chef Luís Mourão Hotel Convento do Espinheiro - Sopa de Cação

Essa receita de sopa de cação, que na verdade, pode muito bem servir como uma entrada, vem direto de Portugal e foi enviada pelo chef Luís Mourão que comanda o restaurante Divinus, do tradicional Convento do Espinheiro, localizado na cidade de Évora.

O chef dá algumas dicas de como escolher o peixe: As escamas devem estar coladas ao peixe e com uma coloração brilhante. Os olhos devem ser salientes e com a córnea transparente. As guelras devem ser bastantes vermelhas e sem muco. Recomenda-se  segurar o peixe para verificar a firmeza e rigidez que são fatores que indicam seu frescor. Quando chegar em casa o chef recomenda cortar as barbatanas, retirar as escamas e abrir a barriga para extrair vísceras e guelras.

Sopa de Cação

Ingredientes:

4 postas de cação

3 colheres de sopa de azeite

1 ramo de coentro

3 alhos

100 ml de vinagre

1 colher de sopa de farinha

Sal

200 gramas de pão

2 folhas de louro

1 colher de chá de colorau

 

Modo de preparo:

As postas de cação devem ter cerca de três centímetros de espessura. Depois de bem cortado e limpo, põe-se o peixe de molho durante duas horas em água, vinagre, sal e louro.

Refogue no azeite o coentro picado e o alho. Depois, adicione pouco a pouco a água necessária para a sopa. Tempere-a com sal e introduza o cação. Deixe cozinhar.

Depois adicione à sopa, a farinha dissolvida em vinagre e uma colher de chá de colorau. Deixe ferver e mexa muito bem, até ficar em uma consistência cremosa.

Corte o pão em fatias finas, coloque-as em camadas em uma tigela grande ou sopeira. Regue com o caldo e por cima disponha o peixe. Sirva imediatamente.

Para acompanhar um bom vinho branco com um leve sabor amadeirado. Uma sugestão é o vinho português Reserva Esporão Branco, que vai muito bem com este prato.

 

Alessander Guerra

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*