Tronco de Natal

Buche%20de%20Noel thumb%5B1%5D - Tronco de Natal

“Natal é sempre uma delícia. Uma variedade de pratos e quitutes tradicionais da época deixa todo mundo com água na boca. Bûche de Noël ou Tronco de Natal – as tortas natalinas em formato de troncos fazem parte da tradição francesa desde a Idade Média. Na noite do dia 24 de dezembro, os franceses iam à missa e deixavam um tronco na lareira para que a casa ficasse aquecida até o retorno da igreja. Inspirado nesse costume, um confeiteiro francês resolveu, na mesma época, criar tortas em formato de troncos para simbolizar o Natal.”

Receita, texto e fotos da Daniella Abolin (Cine Bistrot)

Esse post faz parte do evento: 1ª Ceia Virtual Solidária no Cuecas na Cozinha / Leia também a Mensagem de Médicos Sem Fronteiras

Bûche de Noël (Tronco de Natal)

Massa:
5 ovos
1 pitada de sal
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de nozes moídas
5 colheres (sopa) de açúcar

Recheio:
Chantili pronto
Um Pote de Nutella
1 colher (chá) de extrato de Amêndoas
1 xícara de nozes picadas

Cobertura de ganache:
315g de chocolate amargo picado
560ml de creme de leite fresco
1 colher (chá) de baunilha
1 pitadinha de sal

Para o bolo:
Em uma tigela grande misture a farinha peneirada e o sal; junte as amêndoas moídas e reserve. Bata as claras em neve e vá adicionando as gemas uma a uma, batendo bem a cada adição. Junte o açúcar aos poucos, sempre batendo. Acrescente então, a mistura de farinha aos poucos, mexendo delicadamente. Despeje a massa em uma fôrma retângular (28 x 35cm) untada e forrada com papel-manteiga. Aqueça o forno a 200ºC e asse a massa por cerca de 15 minutos. Desenforme-a ainda quente sobre pano polvilhado com açúcar. Corte as beiradas (que são mais duras e dificultam o ato de enrolar) e reserve. Enquanto assa o bolo, coloque um pano de prato bem limpo na pia e polvilhe-o generosamente com açúcar de confeiteiro, cobrindo-o. Quando o bolo estiver pronto, inverta-o sobre o pano, retire cuidadosamente o papel manteiga e enrole-o, juntamente com o pano, começando pela parte mais larga. Deixe esfriar.

Para o recheio, misture o chantili com a nutella e o extrato de amêndoas. E polvilhe com as nozes picadas.

Para o ganache, junte o chocolate e o creme de leite e leve ao fogo em banho-maria, mexendo até misturar bem – levei diretamente ao fogo baixo, mexendo sem parar até derreter o chocolate. Leve à geladeira por 2 horas – você pode colocar a tigela dentro de outra com água e gelo para acelerar o processo de resfriamento.Quando a mistura estiver fria, adicione a baunilha e o sal. Bata na batedeira em velocidade média-alta até que o creme encorpe e você consiga picos cremosos com ele.

Buche%20de%20Noel%20passo%20a%20passo thumb%5B1%5D - Tronco de Natal

Monte a bûche: desenrole o bolo. Espalhe o recheio, polvilhe as nozes e enrole gentilmente, formando um rocambole. Coloque-o numa travessa, com a junta para baixo. Corte um pedaço e faça o nó do tronco. Cubra com o ganache, fazendo movimentos irregulares com a espátula – o bolo deve lembrar um tronco de árvore. Corte as pontas com uma faca serrilhada – cobri as pontas também com ganache. Decore com raspas de chocolate, açúcar de confeiteiro – usei cacau em pó para lembrar terra – e cogumelos de suspiro.

O que é a 1ª Ceia Virtual Solidária no Cuecas na Cozinha?

Até 31/12, todos os dias receitas: doces e salgadas + dicas de bebidas para as Festas de Fim de Ano – enviadas por chefs e blogueiros de comida e bebida, que foram solidários e depositaram ao menos R$10,00 para o MSF (Médicos Sem Fronteiras).

 

Você leitor participe também

Aproveite a Ceia, as receitas,dicas e ajude o MSF – Depositando apenas R$10 – todos juntos faremos uma diferença enorme na vida de muita gente.

 

 

Contas Correntes do MSF (Médicos Sem Fronteiras)

Banco Itaú – agência 0603 – CC 32000-3

Bradesco – agência 3060- CC 111456-5

O CNPJ de Médicos Sem Fronteiras: 00988096/0001-48

 

A mesa está servida e não devemos deixar

ninguém de fora

obrigado a todos

Alessander Guerra

Alessander Guerra

3 Comentários

  1. >Sou apaixonada por bolo de rolo da minha terrinha e os troncos de Natal sempre me encantaram.
    Além de linda, essa receita parece infalível.
    Amei

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*