Vodka dicas de consumo, história e curiosidades

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Pedi ao Lelo Forti, mixologista da Pernod Ricard Brasil (importador oficial da Vodka Absolut) para que desse algumas dicas de consumo da bebida. Questões como: guardar ou não a vodka no freezer, temperatura ideal para servir, dicas de conservação, o que indica que uma vodka é boa, copo adequado para vodka, processo para fazer a bebida, flavorização, a história da vodka, o consumo nos países, entre outras.

Você guarda a garrafa de vodka no freezer da geladeira ou não e por quê? Onde conservar depois de aberta?

Isso é muito pessoal. A garrafa de vodka deixada no freezer faz com que a vodka fique com aquele aspecto “mais cremosa”. Mas na verdade é que as moléculas da água ficam mais densas devido a baixa temperatura. Há quem diga que o gosto muda quando servida no copo direto do freezer, do que misturada a duas pedras de gelo com a vodka a temperatura ambiente. Eu preferencialmente gosto dela pura mais gelada (direto do freezer) ou de servi-la na temperatura ambiente, quando misturada em um drink, com algumas pedras de gelo.

Vai do paladar o que é uma coisa muito individual. A conservação da vodka pós lacre é ilimitada quando obedecida pequenas considerações:

Guardar bem fechada em local adequado para evitar interferências de aroma e partículas de sujeira soltas no ar.

Desde que armazenada de forma correta, dentro ou fora da geladeira ou freezer não faz diferença. Na estante de um bar esta garrafa dura muitos e muitos anos.

Qual a temperatura ideal para servir?

Vodka é uma bebida que normalmente o consumidor aprecia com gelo e em alguns casos somente gelada. O ideal é que seja servida sempre conforme o paladar de cada consumidor.

O que indica que uma vodka é boa?

Sua origem de produção, ingredientes selecionados e a água. É durante o processo de produção que se define a qualidade do produto e os ingredientes são a base de tudo isso. Sem ingredientes de qualidade não se faz uma boa vodka. Além dos ingredientes, a fórmula também difere um produto de outro, isto é, a quantidade de destilações, uso ou não de filtro de carvão também alteram o sabor e o aroma do produto final.

Existe um tipo de copo apropriado para bebê-la pura, se existe por quê?

Sim, o copo é 50% do espírito da bebida. Imagina beber um excelente vinho num copo long drink, por exemplo? O copo adequado para beber vodka pura é aquele famoso shot, só que para vodka ele tem que ter 80 ml de capacidade. É um copo mais esguio que impõe o espírito correto da vodka. Mas há quem prefira o bom e velho “old fashion” com duas ou três pedras de gelo.

Qual o processo básico de fazer a bebida?

Álcool extraído de cereais (a maioria das vodkas de qualidade é produzida a partir de grãos). O processo é simples. O grão é moído e esta farinha é condicionada a uma fervura com água. Nesta fermentação adicionam-se leveduras (fermento) para extração do açúcar. O liquido fermentado então é destilado (a quantidade de destilações varia de acordo com cada fabricante) para a extração do álcool puro que finalmente é misturado com água para chegar ao teor alcoólico de 40% (no caso de ABSOLUT).

E quando ela é flavorizada como acontece esse processo?

Depois da vodka pronta são adicionadas essências do flavor desejado. No caso de ABSOLUT, estas essências são 100% naturais, extraídas da polpa, do sumo ou da casca da fruta / planta desejada. No Brasil o portfólio de vodkas flavorizadas de ABSOLUT é composto pelas consagradas versões Pears, Mango, Vanilia, Apeach, Citron, Peppar e Ruby Red.’

A história da vodka

É um produto destilado que surgiu entre Rússia e Polônia no século XIV. Seu processo de destilação veio através dos ensinamentos da fermentação feita do arroz pelos chineses a mais de dois mil anos antes. A vodka era considerada um produto ruim e por isso foi adicionado outros ingredientes para melhorar o paladar – dai surge os drinks, as misturas. O grande boom da vodka foi no período da lei seca americana, onde o consumo de whisky era tão intenso que não se consegui o produto com facilidade. A vodka foi o substituto imediato durante os mais de 10 anos de escassez do whisky.

ABSOLUT é uma vodka Premium número 1 do mundo com aproximadamente 11 milhões de caixas de 9 litros vendidas em 2007 e é uma marca-ícone cuja influência vai além do universo de vinhos e destilados.

Teve origem em 1879 na cidade de Ahus, Suécia, pelo visionário Lars Olsson Smith, que trabalhava na busca pelo produto excepcional desde os catorze anos. Ele inventou o processo de destilação contínua, ainda hoje utilizado pela marca por seu caráter único, que garante a pureza e a qualidade à bebida.

ABSOLUT possui como principal diferencial a fonte única de produção (desde seus ingredientes a seus fornecedores), o que garante controle de qualidade excelente no produto.

E sobre o consumo de cada país? Tipo os principais e quanto bebem.

Os principais mercados desta categoria são: Estados Unidos, Canadá, México, UK, além é claro do Leste Europeu, entre outros. Todos eles consomem a vodka em drinks de diversos tipos, desde os mais famosos e tradicionais como Cosmopolitan, até as misturas mais inusitadas. O bom da vodka é que por ser uma bebida neutra, ela dá ao consumidor as mais infinitas possibilidades de mistura. Como exemplos, no Brasil o maior consumo é misturado com frutas (caipiroskas), na Rússia há o famoso Black Russian (com licor de café), etc.

Porque a ABSOLUT investe na flavorização da bebida? Quais os sabores que hoje vcs possuem? E quanto às vodkas?

ABSOLUT acredita na criatividade e na possibilidade de sempre inovar. Com as flavors, entregamos ao consumidor diferentes maneiras de criar e encontrar seu drink excepcional. Algumas versões no Brasil: CITRON, VANILIA, MANGO, RUBY RED, APEACH, PEPPAR, EARS. No mundo ainda contamos com as versões: KURANT, MANDRIN e RASPBERRI.

Existe algum espaço em que vcs dão cursos para os leitores interessados?

Existem programas de educação que são feitos aqui no Brasil como a experiência de criar drinks (mixology) e o curso sobre a história da marca e da categoria (akademi) que são ministrados em supermercados e com formadores de opinião.

Alessander Guerra

10 Comentários

  1. >Parabéns pelo post.

    Gostaria de ter mais informações sobre esses cursos: (mixology) e(akademi),
    Será que vc consegue passar algum contato?

    Obrigado !

  2. >Oi Bruno, obrigado!

    Já cobrei o pessoal da Absolut e estou aguardando uma resposta para postar aqui nos comentários.

    abraço

  3. >Eu já tomei, essa Absolut Pears, realmente é muito boa.
    Mas ao contrario do que voce disse no post, nao é lançamento nao, pois eu tomei dela em 2007, e tenho a garrafa em casa até hoje,é identica a da foto, e ela uso pra por água. hehehe

  4. >Muito legal o post! Mas não entendi porque a Absolut diz que é lançamento, já que eu também consumo essa vodka há muito tempo, há pelo menos dois anos. E comprei aqui no Brasil mesmo. Exatamente essa, a de pêra, que, inclusive, é meu sabor preferido.

  5. >Viviane não sei porque disso, mas pode ter certeza que amanhã mesmo entrarei em contato com a empresa e pedindo explicações.

    obrigado
    Alessander

  6. >Bruno – a resposta da ABSOLUT a respeito dos cursos:

    “Os projetos de educação de ABSOLUT, como o curso de mixologia, são exclusivos para funcionários e parceiros. Esporadicamente é feito para clientes comerciais da marca e formadores de opinião.”

    ou seja, se quiser ficar sabendo alguma coisa é melhor acompanhar pelo site https://www.pernod-ricard.com.br/

  7. >Luis Felipe e Viviane, questionei o pessoal da ABSOUT a respeito da Vodka não ser novidade no Brasil e foi essa a resposta oficial:

    “ABSOLUT Pears foi lançada no Brasil em agosto, quando passou a integrar o portfólio de bebidas da Pernod Ricard Brasil. No entanto, essa versão flavorizada da vodka chegou aos mercados europeus e Americano em 2008.”

    ou seja, alguém trazia e vendia essa vodka no Brasil antes da importação oficial da http://www.pernod-ricard.com.br

  8. >Eu imaginei que fosse algo assim. Mas vamos "puxar a orelha" da importadora rs, porque este sabor da vodka Absolut é muito bom para ter ficado fora do portfolio da empresa no Brasil por tanto tempo!E que as próximas novidades da marca não demorem tanto tempo a chegar por aqui… rs Mais uma vez, parabéns pelo Blog.

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