Uma história dos ovos de Páscoa

desarts%252520P thumb%25255B4%25255D - Uma história dos ovos de Páscoa

A Chocolat Des Arts, buscou na cultura ucraniana a inspiração para a Páscoa deste ano e está lançando a Coleção Pêssanka Chocolat Des Arts.

 

História da Pêssanka

A palavra Pêssanka é derivada do verbo ucraniano pessaty (escrever). Segundo escavações, na região da Ucrânia há 3 mil A.C. já se pintavam ovos para comemorar o retorno do Sol. Era a festa do solstício da Primavera, que pedia proteção às plantações. Uma festa pagã, que depois do Cristianismo foi adaptada pela Igreja com costumes e símbolos cristãos.

As pêssankas (ovos coloridos) eram um dos presentes ofertados; gravados com símbolos de fertilidade, fartura na colheita, riqueza e proteção.

Com a adoção do Cristianismo, o povo ucraniano não deixou o costume de colorir ovos e as pêssankas viraram presentes a parentes e amigos. Em algumas regiões da Ucrânia acredita-se que a pêssanka tem força curativa e também protege a casa do camponês contra o fogo, a destruição, além de atrair as graças de Deus. É considerada uma espécie de talismã ou amuleto.

 

Coleção Pêssanka Chocolat Des Arts

“Há muito tempo as pêssankas, ovos coloridos que originaram o costume de presentear ovos na Páscoa, me fascinam. Fui pesquisar mais sobre sua origem e história. Encontrei, no interior de Santa Catarina, uma colônia de ucranianos que ainda mantém viva a tradição de escrever nos ovos de forma simbólica. Fiquei encantada com a riqueza dessa arte milenar que, além de linda, traz mensagens de valores e desejos. Uma perfeita combinação para a Chocolat Des Arts, que sempre busca levar arte e cultura em todas as suas coleções”, diz Cintia Sanches Lima, proprietária da loja.

 

Mauricio Linécia é o artista que assina essa coleção. Nascido em Itaiópolis (SC)  é descendente de ucranianos e há mais de 17 anos trabalha com a arte das pêssankas.

 

A Chocolat Des Arts fez uma releitura da obra de Linécia, e decorou seus ovos através de uma técnica francesa de aplicação de cores no chocolate. O resultado foi quatro versões coloridas e alegres de uma pêssanka aplicada em ovos de chocolate belga puros e recheados, e que trazem dentro um delicado ovo pêssanka, original e assinado pelo artista. Cada ovo é único no seu desenho e representam mensagens de amor, saúde ou boa aventurança, e que podem ser escolhidos pela mensagem que oferecem.

Mais informações acesse o site da Chocolat Des Arts

 

(foto de divulgação)

Alessander Guerra

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*