Dicas Gerais de Harmonização com Cervejas

Cerveja2 - Dicas Gerais de Harmonização com Cervejas

Essas Dicas Gerais de Harmonização com Cervejas vieram do livro Larousse da Cervejado cervejólogo Ronaldo Morado. Tal como ocorre em relação ao vinho, existem algumas sugestões básicas para se combinar cerveja e comida. Como princípio geral, as combinações devem sempre ser servidas das mais delicadas às mais robustas.

 

Elas podem ocorrer por:

semelhançapratos e cervejas com elementos comuns de doçura, acidez, tostados, frutados, herbais, ou de cores, entre outros;

contrastepratos e cervejas com elementos contrastantes como, por exemplo, doçura e amargor, acidez e doçura, refrescância e picância, claro e escuro, leveza e robustez;

equilíbriopratos delicados com cervejas delicadas; pratos robustos com cervejas robustas.

 

A cerveja é especialmente indicada para acompanhar molhos cremosos, chocolate, pratos com presença marcante de ovo ou vinagrete e pratos apimentados. Comidas cujo sabor permanece por muito tempo na boca requerem uma cerveja também marcante.

 

Frutas e doces não vão bem com as cervejas Pilsen, mas são bem acompanhados por Lambic e Gueuze.

 

Sobremesas à base de chocolate e/ou café harmonizam perfeitamente com cervejas dos estilos Stout e suas variações e Porter e suas variações, pelo contraste doçura e amargor e, por semelhança, em notas tostadas que lembram chocolate e café. A escolha da variação de estilo (por exemplo, Dry Stout, Imperial Stout, Oatmeal Stout) depende do grau de untuosidade que a sobremesa apresenta. Cervejas dos estilos Imperial Stout, Robust Porter, Baltic Porter, Old Ale e Barleywine são clássicos exemplos de cervejas de finalização.

O que torna esse tema mais interessante é ser dependente da experiência pessoal. O que é um casamento perfeito para alguns, pode ser incompatível para outros; ou seja, o importante é experimentar e definir seus próprios pares.

Sendo a bebida da confraternização, a cerveja pode e deve ser usada para aproximar as pessoas e não para segregá-las. Em uma reunião de amigos não há regras nem dogmas a seguir para a harmonização com comidas; apenas sugestões.

 

Leia também 

Harmonização de Cervejas com Carne

Harmonização de Cervejas com Peixes e Frutos do Mar

Harmonização de Cervejas com Aves

Alessander Guerra

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

CAPTCHA
Refresh

*