>Melhor Tirador de Chopp em 9 passos

>

Chopp thumb%5B1%5D - >Melhor Tirador de Chopp em 9 passos Mariana Azevedo da Real Academia do Chopp

A cerveja belga Stella Artois promove competição mundial para escolher o melhor tirador de chopp, o World Draught Master que chega ao 14º ano . Na seletiva nacional, que acontece até o final de setembro, participam 30 estabelecimentos. O vencedor brasileiro vai disputar no dia 28 de outubro, em Londres, a etapa mundial do campeonato que vai escolher o melhor tirador de chopp Stella Artois do mundo. Em 2009, a vencedora do World Draught Master foi Avrill Maxwell, da Nova Zelândia.

Conversei com a especialista Mariana Azevedo da Real Academia do Chopp (criada pela Ambev em 2001 para treinamento no manuseio e serviço da bebida), durante evento que aconteceu no Bar Anhanguera e ela, que tem formação em psicologia,  me contou que o melhor tirador de chopp da etapa brasileira, receberá orientações e treinamento para participar do Mundial; inclusive no quesito aguentar a pressão numa competição acirrada.

Mas vamos aos 9 passos ensinados pela Mariana, cuja nomenclatura lembra um ritual medieval. Minha sugestão é que leiam abaixo, inclusive no final tem também um pouco da história de mais de 600 anos da Stella Artois e depois assistam a esse vídeo demonstrativo que encontrei no You Tube.

 

Nove passos para tirar o Chopp Stella Artois

1.    O Cálice

O cálice foi criado para garantir a qualidade de Stella Artois em todos os detalhes: sabor, cor, aroma e espuma. Representa o requinte e a tradição de Stella Artois em todo o mundo.

2.     A Purificação

É preciso ter certeza de que o cálice está limpo, livre de qualquer resíduo, inclusive de marca de dedos. Por isto, é importante usar um ótimo detergente neutro e deixar o cálice secar naturalmente. Antes de receber o líquido, o cálice de Stella Artois deve ser colocado em água gelada, para ficar na mesma temperatura do chope.

3.     O Sacrifício

O primeiro jato da chopeira não deve ser servido para garantir que Stella Artois esteja fresca para o consumidor desde a primeira gota.

4.    A Alquimia

Quando for servir Stella Artois, o chopeiro deve inclinar o cálice á um ângulo de 45°. Quando o chope atinge o cálice e começa a circular é criada a proporção ideal entre a espuma e líquido.

5.    A Coroação

Um chope de qualidade de Stella Artois merece muito mais que um colarinho. Merece uma coroa, que é formada com o retorno do cálice para a posição vertical, quando este estiver com a metade do seu volume preenchido. A coroa evita que o líquido entre em contato com o ar, preservando seu sabor, aroma e temperatura.

6.    A Reverência

O chopeiro deve fechar rapidamente a torneira e retirar o cálice, sem deixar que caiam respingos. O líquido e o cálice jamais devem tocar a torneira. Isso garante o frescor da Stella Artois.

7.    A Guilhotina

Nesta etapa, o chopeiro deve retirar o excesso de espuma. Para isto, deve usar espátula especial de Stella Artois, inclinada num ângulo á 45°, passando-a sobre o cálice bem apoiado no balcão para retirar as bolhas maiores. Isso garante que a espuma dure mais tempo. Depois a espátula deve ser colocada num outro copo, com água limpa.

8.    A Regra Inviolável

É  fundamental para garantir o sabor e o aroma de Stellla Artois. Além disto, ajuda a manter a sua temperatura. A altura ideal é de dois dedos: mais ou menos 3 cm.

9.     A Premiação

Vire a marca do cálice para o cliente, segurando pela base e com a logomarca voltada para o consumidor. Enquanto ele se delicia com a sua obra prima, deseje "Saúde!".

 

Stella Artois – História

1366 – Cervejaria Den Hoorn se instalou em Leuven (Bélgica).

1425 – fundação da Universidade de Leuven – conhecida por suas descobertas de novas fórmulas de cervejas.

1717 – Sebastian Artois, um dos melhores mestres-cervejeiros de Leuven, comprou a Den Hoorn e deu o nome de Artois.

1926 – Cervejaria Artois desenvolveu uma cerveja especial para o período natalino,que surpreendeu por sua extrema claridade, daí o nome Stella ("estrela" em latim).

Alessander Guerra

Um Comentário

Envie uma mensagem

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*